Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 06:37:36
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Saúde

Implante dentário

O Implante dentário traz um novo sorriso ao paciente. A estética é um ponto muito importante para quem não tem um ou mais dentes, mas o implante dentário vai muito além, melhora a qualidade de vida da pessoa

Implante dentário

15/02/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

Sorrir parece ser algo tão simples, mas muitos têm vergonha devido a problemas nos dentes. Diversos fatores podem causar quebra ou perda total do dente, o que acarreta em inúmeras dificuldades no dia-a-dia da pessoa e constrangimento. O implante dentário é uma verdadeira conquista aos pacientes, os quais podem voltar a ter todos os dentes de forma confortável, o que proporciona qualidade de vida e melhora na autoestima.

A cirurgiã-dentista Talita Zanin Damas (CRO-PR 22615), especialista em Implante Dentário, comenta que podem acontecer casos unitário, parcial ou total. Um dente pode ser fraturado se o paciente sofreu um trauma ou, por exemplo, se está em um quadro grave de cárie, então a bactéria vai desmineralizando o dente, que fica mais frágil.

A especialista comenta que dentaduras não são confortáveis, não são tão higiênicas nem muito estáveis, o que compromete a mastigação e a estética. Há casos ainda que a falta de estrutura óssea atrapalha a fixação de prótese, sendo bastante recomendável o implante. “Os pacientes que fazem o implante dentário ficam surpresos com os resultados e com a mudança de vida que conseguimos proporcionar. São muitos os benefícios”, comenta Talita. O tratamento apenas é contraindicado para pessoas que tomam o medicamento Bisfosfonato, utilizado para osteoporose, o que requer uma avaliação mais detalhada.

Etapas
É possível fazer implante a partir dos 17 anos de idade, quando o crescimento maxilar já está completo. Primeiro é realizada uma avaliação do caso do paciente. É necessária intervenção cirúrgica, quando então será colocado o implante, um dispositivo feito em titânio que substitui a raiz do dente e dá suporte para a prótese. A cicatrização pode variar, levar cerca de quatro meses, para então poder colocar a prótese dentária. O paciente deve cuidar sempre da higienização necessária.

Até a prótese definitiva, o dentista coloca uma provisória. Em ambos os casos, o profissional realiza o tratamento para ficar com resultado bem natural e confortável ao paciente. Logo no início já se percebe a melhora na capacidade mastigatória, além de evitar muitos incômodos da falta do dente ou uso de dentaduras. “É o uso da tecnologia para agregar na vida do paciente, que volta a sorrir novamente”, comenta Talita.

Mais informações pelos telefones (41) 3032-1109 ou 9685-1580 e Rua Castro Alves nº 77 na Vila Bancária.