VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 19º | 32º
Domingo | 19 de Fevereiro de 2017 13:36

Mel 15/07/16


Por: Ana Lúcia
Durante muitos séculos a humanidade não conheceu outro alimento edulcorante que não fosse o mel. Somente com o aparecimento dos açúcares industrializados, de origem vegetal, o homem passou a substituir o mel de abelhas por outros alimentos adoçantes mais abundantes.
 
O mel de abelhas é constituído quase que exclusivamente de carboidratos simples (glicose e frutose) (76%), água (20%), alguns minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, manganês), vitaminas (vitaminas C e complexo B) e aminoácidos. Alguns estudos mostram que ele tem atividade bactericida.
 
O mel não pode ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, devido a possibilidade de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, causadora de botulismo, pois elas não tem capacidade imunológica para destruir o micro-organismo.
 
O mel puro deve apresentar aspecto: líquido, denso, viscoso e translúcido e cor que poderá variar do amarelo ao amarelo-avermelhado. O cheiro é próprio, sabor doce e característico. Deve ser armazenado em ambiente limpo, seco e sem presença de luz, preferencialmente.
 
1031 visitas








Sua Opinião