Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 09:19:57
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Saúde

O DOCE SABOR DAS BANANAS 13/11/2013

O DOCE SABOR DAS BANANAS 13/11/2013

13/11/2013

Se os brasileiros estranham o conhecimento que os europeus têm sobre os inúmeros tipos de batata que consomem, a população da Europa deve ficar confusa ao se deparar com a variedade de bananas que existem em terras tupiniquins — e o uso que temos para cada uma delas na cozinha.

Segundo dados do IBGE, cada brasileiro consome sete quilos de banana por ano, o que a torna uma das frutas mais populares no país. A banana, porém, não goza desse prestígio somente por aqui: ocupa o posto da fruta mais consumida no mundo.

Apesar de ser muito associada ao Brasil e às regiões tropicais da América, a banana surgiu no sudeste da Ásia.

Há registros do consumo da fruta na Índia, no século 4 d.C, quando Alexandre, o grande, encontrou bananeiras durante lutas travadas no país. Nessa época, já havia bananas na África, que lá chegaram provavelmente através da ilha de Madagascar, mais próxima da Ásia.

Os primeiros europeus que entraram em contato com a fruta foram os portugueses e o fizeram já no século 15, no oeste da África. De lá, levaram mudas de bananeira para as Ilhas Canárias, onde os espanhóis conheceram a planta.

A América abrigou as primeiras mudas de bananeiras no Panamá, quando um religioso trouxe as amostras durante uma missão cristã na região. De lá, se espalhou rapidamente por diversas partes do continente.

Não são poucas as lendas em torno da existência de bananas na América. Há quem defenda a tese de que bananas já eram cultivadas antes da conquista européia, pelos Incas.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor da fruta, atrás da Índia. Embora o país contribua com cerca de 10% da produção mundial, sua exportação ainda é relativamente pequena.

Muito nutritiva, a banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com seu estado de maturação. O mais conhecido deles é o potássio, mas destacam-se, ainda, o fósforo, o cálcio e o magnésio.

São fonte de vitamina C, vitamina B6 e folato, que  atingem sua maior concentração com a fruta madura. O teor dessas vitaminas  diminui, porém, ao mesmo tempo que a fruta começa a ficar passada.

A banana é uma boa fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que é digerido mais lentamente e não eleva de maneira brusca os níveis de glicose no sangue — isto é, possui baixo índice glicêmico. Antes de amadurecer, a banana tem 26% desse tipo de amido, quando madura, a taxa cai para 2%.

O amido resistente, presente em grandes quantidades na banana,  já foi relacionado em alguns estudos científicos como coadjuvante na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

A banana verde, por sua vez, parece associada a prevenção de certos tipos de câncer e doenças do cólon, uma vez que ajuda no trânsito intestinal.