Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 07:12:06
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

O que são implantes dentários?

O termo implante se refere a recuperação de uma ou mais raízes perdidas através da inserção de parafusos de titânio na região onde um dente foi extraído. Estes parafusos, após serem i

O que são implantes dentários?

O termo implante se refere a recuperação de uma ou mais raízes perdidas através da inserção de parafusos de titânio na região onde um dente foi extraído. Estes parafusos, após serem inseridos no osso acabam por fazer uma espécie de recuperação da raiz perdida naquela região. É como se o implante fosse a "prótese" da raiz perdida.
Após o período de osseointegração (integração do osso ao titânio do implante) podemos então confeccionar coroas sobre os implantes, como fazemos sobre raízes remanescentes naturais.
Percebemos que muitos pacientes freqüentemente se confundem pensando que os núcleos metálicos fundidos (pinos) são o mesmo que implantes. Os implantes são colocados no osso onde o dente foi totalmente perdido e extraído. Já os pinos são inseridos no interior de raízes que tiveram suas coroas destruídas. O que as duas situações possuem em comum, são o fato de que tanto os implantes quanto os pinos intra-radiculares receberão coroas protéticas sobre eles.
Os implantes nos possibilitam a reabilitação protética de várias formas. Tanto é possível a reabilitação da perda de um único elemento dentário, quanto de perdas parciais e até mesmo totais da dentição. Nas perdas unitárias instalamos um implante e sobre ele uma coroa. Nas perdas parciais, em alguns casos inserimos o mesmo número de implantes quanto for o número de dentes perdidos e em outros inserimos menos implantes, porém em pontos estratégicos para confeccionar pontes fixas sobre eles, como fazemos sobre dentes naturais.
Nos desdentados totais, que são os pacientes que mais sofrem com a invalidez oral, a implantodontia os recupera com próteses totais (dentaduras) acopladas sobre implantes também em pontos estratégicos. Há basicamente duas formas de recuperar os desdentados totais: com as overdentures e com as protocolo. As overdentures são dentaduras removíveis, porém que se encaixam sobre dois implantes em média. Nesta situação a dentadura possui na sua parte interna um anel (fêmea) que vai se encaixar sobre uma estrutura esférica (macho) acoplada sobre cada um dos implantes. A prótese terá então um encaixe macho-fêmea com os implantes, tendo assim uma maior retenção, contudo pode ser removida diariamente pelo paciente. As protocolo já são dentaduras fixas e parafusadas sobre os implantes. Nesta situação inserimos um número maior de implantes em pontos estratégicos e sobre eles a dentadura será parafusada devolvendo estabilidade, retenção e suporte a prótese.
Hoje podemos concluir e afirmar com segurança que pacientes tratados com implantes dentários mastigam com firmeza, conversam com mais segurança, têm sua auto-estima recuperada e melhoram em digestão e nutrição.