Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 05:59:21
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Saúde

Odontogeriatria

A Odontogeriatria trata-se de uma nova especialidade odontológica que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária

Odontogeriatria

     A Odontogeriatria trata-se de uma nova especialidade odontológica que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. A sua existência atual se deve  ao fato do número de idosos ter aumentado muito devido a fatores como a medicina moderna e prevenção de doenças e também ao fato dos idosos “atuais” ainda possuírem seus dentes naturais.
     A Odontogeriatria trabalha com pacientes com mais de 60 anos e tem como objetivo prevenir que doenças bucais aumentem os riscos de doenças sistêmicas. Essas doenças sistêmicas acontecem durante o processo de envelhecimento, como, por exemplo, a osteoporose, artrite, artrose, diabetes, problemas cardiovasculares e endócrinos. Não podemos esquecer das doenças crônicas neurodegenerativas que atingem a terceira idade, como mal de Alzheimer, e doença de Parkinson.  Outro objetivo da odontogeriatria é além de possibilitar ao idoso uma melhor qualidade de mastigação, devolve a estética e integração social. Daí a importância da especialidade. Nossos idosos necessitam de cuidados especiais e de profissionais especializados para lidar com tudo isso.
     Também é importante destacar que diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar que, entre outras coisas as gengivas ficam mais sensíveis e finas, a resistência dos dentes podem mudar, pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos, perda óssea, problemas com mau hálito, diminuição da resistência às infecções, etc.
     É por todos esses motivos que os idosos merecem uma atenção especial e a Odontogeriatria tem se destacado no auxíio de prevenção e tratamento de problemas bucais auxiliando, consequentemente, numa melhor qualidade de vida.
Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522  Marechal Deodoro, 80   3032 1922