Sabado às 20 de Abril de 2024 às 07:54:07
EM CAMPO LARGO  | 23º
Saúde

Odontologia para pacientes especiais

16-10-2009

Ultimamente na Odontologia existe um movimento maior no entendimento e na prática clínica oferecida a pessoas com necessidades especiais.

Odontologia para pacientes especiais

16-10-2009

Ultimamente na Odontologia existe um movimento maior no entendimento e na prática clínica oferecida a pessoas com necessidades especiais. Foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia a especialidade de Odontologia em Pacientes com Necessidades Especiais. Esses pacientes são classificados:
-Pacientes com deficiência mental;
-Deficiência física ou anomalias congênitas (deformações, síndromes);
-Distúrbios comportamentais (autismo);
-Transtornos psiquiátricos;
-Distúrbios sensoriais e de comunicação;
-Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes,  etc);
-Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose);
-Condições sistêmicas (irradiados, transplantados, pacientes com câncer, gestantes).
     A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 10% da população brasileira é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência. A distribuição da população deficiente estimada, por tipo de deficiência é de 50 % mental, 20% física, 15% auditiva, 10 % múltipla e 5% visual.
     Na odontologia os cuidados são os mesmos para todos os pacientes sejam ou não portadores de necessidades especiais. Além de todos estes cuidados, alguns pacientes especiais necessitam outras atenções, de acordo com suas deficiências e potencialidades.    Aqueles que têm dificuldade motora precisam de ajuda de outras pessoas para realizarem higiene bucal. Outros, que têm dificuldade de entendimento, precisam de instruções repetitivas de higiene, até que possam assimilar estas tarefas.
     Apenas alguns pacientes com certas características, como os portadores de síndromes, apresentam alterações de forma e número dentário. A maioria tem dentição semelhante a outros pacientes.
      O atendimento deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. Os pacientes especiais têm uma necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico, principalmente para prevenção de cárie e doenças da gengiva. Muitos pacientes não apresentam plena capacidade de realizar seus cuidados bucais necessitando da ajuda de demais pessoas. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente.



Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522  Marechal Deodoro, 80   3032 1922