Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:36:48
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Saúde

Produtos integrais 29/08/2013

Produtos integrais 29/08/2013

29/08/2013

As prateleiras dos grandes supermercados estão cheios de ofertas de alimentos ditos integrais e orgânicos. Mas, antes de colocar um desses produtos no carrinho, vale se indagar: será que é integral mesmo? Esclarecendo um pouco, são considerados integrais aqueles grãos e cereais, como arroz, trigo e aveia, que não passam por um processo de refinamento. Dessa forma, como a casca e a película não são descartadas, preserva-se boa parte dos nutrientes e das fibras. "Eles tem o poder de uma vassourinha ou lixa no nosso organismo". Por isso incluir essas opções na alimentação diária ajuda na redução dos níveis de colesterol, permite controlar as taxas de açúcar no sangue e contribui para o emagrecimento.

O problema é que não há nenhum tipo de regra sobre a fabricação desses produtos no país, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. E por causa da falta de parâmetros cada empresa adota os critérios que bem entender. A Wickbold, marca líder no mercado, baseiase numa resolução já revogada pela Anvisa que, em suma, define o pão integral como aquele "preparado (...) com farinha de trigo e farinha de trigo integral ou fibra de trigo e ou farelo de trigo".

O grupo Bimbo, das marcas Pullman, Vita Plus e Nutrella, segue os preceitos da Whole Grains Council, organização que certifica por meio de um selo produtos integrais nos Estados Unidos. De acordo com suas normas, a massa do pão integral deve conter 51% de farinha integral. A falta de regras específicas no setor é algo possível de ser resolvido.

A dica é sempre ficar de olho no rótulo. Quanto mais fibra houver em uma porção do alimento, mais integral ele é de verdade. Exemplo: em determinadas marcas, há o equivalente a 4,8 gramas de fibra em 1 fatia e meia do pão. Já em outras versões integrais, você encontrará apenas 3,4 gramas da substância na mesma porção.

• Pão branco 1,3g de fibra alimentar
• Pão integral 3,4g de fibra alimentar
• Pão integral feito com multigrãos 4,8g de fibra alimentar

(Fonte: Rev. Saúde )