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Segunda-feira | 24 de Julho de 2017 01:25

Queijos 03/06/16


Por: Ana Lúcia
É um dos alimentos mais versáteis e populares, podendo ser utilizado de muitas formas na culinária, como entrada, em pratos principais e até em sobremesas. É um alimento muito antigo que pode ser produzido a partir de todos os tipos de leite, desde o de vaca, até o de camela.
 
São fontes de proteínas e cálcio além de serem boas opções em vitamina B12. Os queijos são também importante fonte de zinco. O teor de fósforo é, em geral, próximo do teor de cálcio. No entanto, possuem alto teor de gordura saturada e seu consumo deve ser moderado. Muitas variedades também contêm muito sal e devem ser evitadas por hipertensos e pessoas com tendência a retenção de líquidos.
 
Pessoas com intolerância à lactose e alergia a proteínas do leite devem evitar o consumo de queijos. Dependendo do grau de intolerância a lactose, uma pequena quantidade pode ser consumida, já que o queijo tem menos lactose que o leite e a presença de gordura torna a digestão mais lenta fazendo com que a lactose chegue aos poucos no intestino.
 
O recomendado seria evitar o queijo nas refeições de almoço e jantar quando consumimos carnes e feijão, pois o cálcio atrapalha a absorção do ferro. Dessa forma, evite preparações como molho branco, gratinados e recheadas com queijo.
 
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