Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 10:55:12
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Vacinação contra Poliomielite

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada neste sábado, 19.

Vacinação contra Poliomielite

     A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada neste sábado, 19. Pais ou responsáveis devem levar as crianças com menos de cinco anos para tomar a vacina. Com o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, a Secretaria da Saúde espera proteger cerca de 775.650 crianças, o que representa 100% do público alvo.
    Em Campo Largo, 98% das crianças foram vacinadas. Crianças menores de um ano superaram as expectativas sendo as 1.517 vacinadas, além de mais 46 crianças de outras regiões que procuraram os postos de Campo Largo. De um a cinco anos foram vacinadas 6.424 das 6.616 crianças.
     Mesmo as crianças que não receberam a dose na primeira etapa, devem receber o reforço. Para atingir a meta, 1,5 milhão de doses foram distribuídas nos cerca de oito mil postos de vacinação do estado, que estarão à disposição da população das 8h às 17h. Aproximadamente 12,5 mil pessoas trabalharão nesta etapa da campanha. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 100% do público alvo.
     De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da Poliomielite no Brasil e na América Latina. Esse resultado é consequência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças.
     VACINA - Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a Poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina.
      Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é preciso que, até os cinco anos, elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na campanha nacional.
     Essas doses adicionais são importantes, porque a Poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger. O Ministério da Saúde recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.