VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 14º | 22º
Terça-feira | 12 de Dezembro de 2017 10:24

Poloneses realizaram em Balsa Nova a Ognisko

Agricultores des­cendentes de poloneses realizaram, no dia 29, a 22ª edição do Ognisko, tradicional festa polonesa.

Por: Barbosa

Para lembrar o Dia do Agricultor (28 de julho), agricultores des­cendentes de poloneses realizaram, no dia 29, a 22ª edição do Ognisko, tradicional festa polonesa para comemorar a co­lheita farta. A Festa foi realizada na residência de uma família de des­cendentes de poloneses e foi bastante concorrida.

A palavra Ognisko em Polonês significa fogo e é uma tradi­ção muito antiga na Polônia. No passado, quando pastores e cam­poneses iam manejar os animais, faziam fogueiras (Ognisko) para se aquecer e lá aproveitavam para assar linguiças em varas de ma­deira ou bambú. Com o tempo virou tradição e passou a ser utiliza­da para comemorar e agradecer as boas colheitas no final de cada ano agrícola, além de poder reunir amigos para conversar e se diver­tir. Esta tradição permanece até os dias atuais, tão popular para os poloneses quanto para nós brasileiros realizar um churrasco quan­do nos encontramos com os amigos e familiares nos finais de semana. A Braspol de Balsa Nova, juntamente com o Grupo Folclórico Polo­nês Szarotka, promovem anualmente esta comemoração com o objeti­vo de manter viva a tradição trazida pelos antepassados (avós, bisavós e tataravós) por mais de 140 anos, também para agradecer as colheitas e comemorar o dia do agricultor.

A Festa aconteceu este ano no dia 29 de julho e a todo ano é esco­lhido uma residência de um descendente de polonês, preferencialmen­te agricultor, sendo construída uma enorme fogueira com as madeiras no sentido vertical em formato de cone invertido. Esta fogueira é acesa pelo dono da casa, após benzida pelo padre ou ministro da eucaristia, depois as pessoas utilizam varas de bambú para poder assar as lingui­ças, assistir a apresentação de danças e cantos folclóricos poloneses e finalmente a presença do bode (koza em Polonês), o qual vem para fazer a alegria da criançada. Este ano foi realizada a 22ª edição, onde reuniu mais de 400 pessoas. A Equipe Criativa agradece ao pessoal da Ouro Verde Serviços pelas fotos. Veja as imagens:

1378 visitas









Sua Opinião