02h45 - 28 de Julho de 2015

Geral

Enem

20/08/2013

Fonte:G1.com

Foto:Reprodução

O professor do Colégio Chritus, de Fortaleza, foi condenado a seis anos de reclusão pelo vazamento de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Média (Enem) em 2011. Na época, o professor distribuiu um simulado do exame que continha questões iguais às que foram usadas no Enem. A decisão condenatória foi publicada nesta segunda-feira (19)

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o professorJahilton Motta havia conseguido as questões por meio do pré-teste, uma prova realizada um ano antes do Enem para definir o nível de dificuldades das questões do exame nacional e que, em alguns casos, tem questões aplicadas também no Enem.

"Registro os seguintes dados quanto ao réu Jahilton José Motta: culpabilidade grave, porquanto sua conduta se deu de modo a abusar de relação de confiança de seus alunos e companheiros professores", afirmou o juiz Danilo Fontenelle Sampaio na setença. O juiz determinou também o pagamento de multa de 400 salários mínimos, que deve ser pago em até 10 dias após a decisão condenatória.

O juiz afirmou ainda que o vazamento das questões "ocasionou transtornos a diversos alunos em todo o Brasil e à própria administração pública federal, que se viu obrigada a fazer profundo levantamento quanto à real extensão do ato delituoso que comprometeu a própria credibilidade da seleção de alunos pelo Enem".

O professor foi condenado por comprometer o conteúdo sigiloso da prova do exame nacional, que teve 300 mil inscrições em 2011, e por estelionato. Outras quatro pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal no Ceará foram absolvidas. O G1 tentou ouvir o advogado do professor e do Colégio Christus, mas as ligações não foram atendidas.

O Ministério Público Federal também havia pedido a anulação das questões vazadas, que foi negado pela Justiça. As questões, no entanto, foram anuladas para os estudantes do Christus. Na época, o Inep afirmou que a questão anulada apenas para os alunos cearenses iria garantir a isonomia da avaliação.

375 visitas

Comentários

Fechar
Atenção Internautas: A Folha de Campo Largo não interfere na opinião dos leitores. Os internautas são responsáveis pelos seus comentários, inclusive juridicamente, se for o caso, até porque os comentários ficam gravados por até três meses e, se necessário, é possível identificar o IP, endereço, nome do proprietário da máquina etc. Não existe anonimato. A nossa única interferência é não publicar as opiniões que tenham palavrões e xingamentos preconceituosos, para evitar discussão. Todas as opiniões publicadas, o são, na íntegra, sem modificações, inclusive com os eventuais erros de Português. Só solicitamos aos internautas que utilizem esse espaço para uma discussão sóbria, civilizada e construtiva. A Folha não emite opiniões e nem entra nas discussões dos internautas.

Envie seu comentário:


Vídeos

Leitora registra momento logo após o caminhão colidir em muro de uma residência na Avenida Padre Natal Pigatto na noite de quarta-feira, 22 de julho

Últimas Notícias

Por volta de 11h30 Ari Andrade foi atropelado na Rua Caetano Munhoz da Rocha, próximo a Lagoa, e foi levado ao Hospital do Rocio. O veículo atropelador era conduzido por homens bêbados que foram embora sem prestar socorro. Populares têm a identificação dos suspeitos. A vítima foi arremessada dentro de uma valeta e o retrovisor do carro ficou no local.
Veículo desgovernado capota e cai em barranco no Jardim Social na noite desta sexta-feira (24). Socorristas do Siate e homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local prestando atendimento ao motorista que foi parar na ribanceira com o carro. Levi Ferreira Martins, 56 anos, foi encaminhado ao Hospital do Rocio, com ferimentos leves.
Preso no Rivabem efetuando disparo de arma de fogo Equipe da Polícia Militar prendeu na noite desta sexta-feira (24), no bairro Rivabem, dois suspeitos com uma arma, efetuando disparos na rua. Andrei de Oliveira Lopes Macedo e Diego Luiz Correia Martins foram presos depois que os policiais que estavam em patrulhamento pelo bairro ouviram disparos. Ao realizar a abordagem, a PM localizou com um dos indivíduos um revólver com três munições intactas e uma deflagrada. Ambos os suspeitos, juntamente com a arma, foram encaminhados para a 3ª. DRP, para providências cabíveis.
Anahata: decoração diferenciada e com preço acessível. Um show room bastante acolhedor, com 70m2, destaca o diferencial da loja, que traz opções de artigos de decoração com uma linha oriental e também bastante moderna. Acesse: http://goo.gl/GqtyhV

Guia Folha


Impressos




Rua Gonçalves Dias, 1127 - Campo Largo / PR
Telefone: (41) 3032-3838