12h30 - 27 de Abril de 2015

Carros

Renault Fluence

17-12-2010

Modelo chega ao Brasil com planos ambiciosos no segmento de sedãs médios. Com duas versões de acabamento e com motor 2.0 16V, carro custa a partir de R$ 59.900

Como o Mégane não teve forças su­­ficientes para enfrentar seus concorrentes na briga dentro do segmento dos sedãs médios, atualmente liderado pelas marcas japonesas Toyota e Honda, a francesa Renault tenta nova in­­vestida lançando o Fluence. Re­­velado no Sa­­lão do Automóvel de São Paulo, o sedã só chega às concessionárias em fevereiro de 2011, com preços a partir de R$ 59.900, mas a sua pré-venda será iniciada nesta semana.

Enquanto o Mégane era produzido na planta da Renault em São José dos Pinhais (PR), o Fluen­ce é fabricado na Argentina, em Cór­do­ba, e já está à venda naquele mercado. No Brasil, ele terá duas versões de acabamento: Dy­­namique e a top de linha Privilège e apenas uma motorização, a 2.0 16V que rende 143 cv (etanol) e 140 cv (gasolina). Haverá duas caixas de marchas, a manual de seis velocidades ou a continuamente variável (CVT) com opção de troca sequencial ( as caixas são as mesmas que equipam mo­­delos da Nissan).

Embora pertença ao segmento dos sedãs médios, o Fluence visto de fora passa a impressão de que pertence ao time dos sedãs grandes. Essa sensação tem certo fundamento pois as dimensões do Fluen­­ce são, em alguns casos, maio­­res que as de seus concorrentes diretos. De comprimento, ele mede 4,62 metros, 13 centímetros a mais que o Civic e 8 cm maior que o Corolla. A distância entre-eixos, de 2,70 m, leva 10 cm de vantagem em comparação ao Toyota. A largura do Fluence é de 1,81 m, 6 cm a mais que a do Civic, e 5 cm maior que o Corolla. Ao confrontar os 530 litros disponíveis no porta-malas, o novo Renault também sai na frente dos japoneses. Em relação ao modelo da Honda, a vantagem é de 190 litros e comparando com o modelo da Toyota, são 60 litros a mais.

Desde o modelo mais básico, o sedã oferece seis air bags (frontais, laterais e tipo cortina), acendimento automático dos faróis, freios ABS com EBD distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência a frenagem de emergência (AFU), faróis de neblina, sen­­sor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave-cartão e rádio-CD MP3. No modelo mais equipado são incorporados controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR), sen­­sor de estacionamento traseiro, banco com revestimento em couro, dois tons no acabamento interno, retrovisores rebatíveis, piloto automático, sistema de som 3D e um sistema de navegação GPS desenvolvido em parceria com a TomTom.

Como opcionais, o Fluence Dy­­na­­mique oferece bancos em couro por R$ 1.800 e teto solar elétrico por mais R$ 2.500. A versão Privilè­ge pode ser equipada com o teto so­­lar, faróis de xenônio e sistema an­­tiesmagamento por R$ 4 mil. Com­­­­pleta, o preço da versão top de li­­nha chega a R$ 79.990.

A meta de Renault é vender 20 mil unidades do novo sedã em 2011, montante que tira a terceira posição no ranking de vendas do segmento do Chevrolet Vectra. Em participação de mercado, a fabricante pretende saltar dos 7% obtidos com o Mégane para 12% com o Fluence. Se a previsão se confirmar, o sedã médio terá pe­­la frente somente os rivais Co­­rolla e Civic.

Conjunto mecânico

O Renault Fluence ganhou um no­­­­vo conjunto mecânico em re­­la­­ção ao Mégane. Ele também dis­­pensou a motorização de menor cilindrada (a 1.6 16V) que equipava seu an­­tecessor. O novo sedã médio é im­­pulsionado por um pro­­pulsor 2.0 16V desenvolvido pe­­la aliança Re­­nault-Nissan que se destaca por ser 38 quilos mais le­­ve que o anterior, de mesma ci­­lindrada, que equipava o Mégane.

O motor rende 143 cv de po­­tência com etanol e 140 cv com gasolina a 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm e 20,3 kgfm a 3.750 rpm, com os mesmos combustíveis, respectivamente, ou seja, o tempo em que motores multiválvulas tinham o pico de torque em rotações altas ficou para trás.

A versão Dynamique vem de série com câmbio manual de seis marchas, enquanto a top Pri­­vilège é equipada com uma trans­­missão continuamente variável CVT - opcional na de entrada. Batizada de X-Tronic, ela ainda permite trocas sequenciais, também de seis velocidades. Esse tipo de caixa se destaca pela operação suave.

De acordo com dados fornecidos pela Renault, o Fluence com a transmissão manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 s e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Com o câmbio CVT, os números são ligeiramente piores. O 0 a 100 km/h é feito em 9,9 s e a velocidade máxima é de 195 km/h também com combustível vegetal.

Fonte:Gazeta do Povo

 

618 visitas


Comentários

Fechar
Atenção Internautas: A Folha de Campo Largo não interfere na opinião dos leitores. Os internautas são responsáveis pelos seus comentários, inclusive juridicamente, se for o caso, até porque os comentários ficam gravados por até três meses e, se necessário, é possível identificar o IP, endereço, nome do proprietário da máquina etc. Não existe anonimato. A nossa única interferência é não publicar as opiniões que tenham palavrões e xingamentos preconceituosos, para evitar discussão. Todas as opiniões publicadas, o são, na íntegra, sem modificações, inclusive com os eventuais erros de Português. Só solicitamos aos internautas que utilizem esse espaço para uma discussão sóbria, civilizada e construtiva. A Folha não emite opiniões e nem entra nas discussões dos internautas.

Envie seu comentário:


Vídeos

Moradores de Campo Largo sofrem para ir ao centro da cidade por causa de bloqueio

Últimas Notícias

Valdir Batista, o Papaléguas, percorreu os 6,3 km da Corrida Noturna de Campo Largo em 20min50s, vencendo a categoria geral.
Muitos campo-larguenses participaram na noite deste sábado (25), da Corrida Noturna de Rua, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. A corrida que teve um percurso saindo da Vila Olímpica, passando pela Pigatto até a Rondinha e retornou para chegada na Vila Olímpica. Seu Luiz Ribeiro, que já participa há muitos anos de corridas, morador na Popular Nova, contou com a companhia do genro Julio, da filha Giane, da nora Andressa, do filho Jione, do neto Eduardo e do sobrinho Thiago. Família unida na corrida.
Morador do Itaqui baleado ao tentar assaltar Lava Car em Curitiba Um suspeito de tentar assaltar um Lava Car no bairro São Bras em Curitiba, na tarde deste sábado (25), foi baleado e para fugir roubou uma camionete. Lucas de Paula Vieira, 23 anos, morador no bairro Itaqui, se deu mal quando pretendia assaltar um Lava Car e se deparou com um policial à paisana. Foi alvejado nas costas e na perna, para fugir roubou uma caminhonete Fiat Strada placas BCF-1137, da empresa Fieng, que presta serviço pra Sanepar. Lucas fugiu sentido Campo Largo, parando na base da RodoNorte no bairro Rondinha para pedir socorro, recebendo os primeiros cuidados pelos socorristas da CCR, sendo encaminhado em estado grave para o Hospital do Rocio. Policiais militares foram informados do ocorrido por funcionários da Concessionária, foram até a base e registraram o Boletim de Ocorrência. No interior da camionete, os policiais encontraram uma Pistola, usada pelo suspeito no crime de roubo.
Dois feridos em acidente na Xavier da Silva Dois ocupantes de uma motocicleta ficaram feridos em acidente no cruzamento das ruas Xavier da Silva com a Dom Pedro II, no centro da cidade, por volta das 16h15min desta sexta-feira (24). O acidente envolveu o veículo Mercedes C200 placas AVK-8001, conduzido por Vilmar e a motocicleta Honda placa AMI-1541, conduzida por Mario Pereira Staniski e o garupa Welington Pereira Santos, 18 anos. Os dois ocupantes sofreram escoriações, sendo encaminhado apenas o garupa para o Hospital do Rocio.
Dois feridos em acidente na Xavier da Silva Dois ocupantes de uma motocicleta ficaram feridos em acidente no cruzamento das ruas Xavier da Silva com a Dom Pedro II, no centro da cidade, por volta das 16h15min desta sexta-feira (24). O acidente envolveu o veículo Mercedes C200 placas AVK-8001, conduzido por Vilmar e a motocicleta Honda placa AMI-1541, conduzida por Mario Pereira Staniski e o garupa Welington Pereira Santos, 18 anos. Os dois ocupantes sofreram escoriações, sendo encaminhado apenas o garupa para o Hospital do Rocio.

Colunistas

Ana Lúcia
Saúde
Andressa
Social
Barbosa
Social
Carioca
Social
Lauro
Esportes
Michele
Educação

Policial

Geral

Esportes

Saúde

Política

Social

Guia Folha


Impressos




Rua Gonçalves Dias, 1127 - Campo Largo / PR
Telefone: (41) 3032-3838