O primeiro lugar foi conquistado por Estefany Ferreira Rosa, que representará a cidade durante o Encontro Regional da JCI Brasil, que neste ano será realizado em Curitiba, nos dias 04 e 05 de agosto.
Oito alunos, já selecionados em colégios de Campo Largo, participaram da final da fase local do Concurso de Oratória nas Escolas da JCI Brasil. O evento foi realizado na última terça-feira (03) na Câmara Municipal de Campo Largo, com presença de familiares, alunos e jurados. O primeiro lugar foi conquistado por Estefany Ferreira Rosa, que representará a cidade durante o Encontro Regional da JCI Brasil, que neste ano será realizado em Curitiba, nos dias 04 e 05 de agosto.
No início do evento, o 1º e 2º colocados no concurso do ano passado, Ana Luíza Mocelin e Bruno Silva, respectivamente, destacaram a importância de ir atrás dos sonhos. Destacaram o quanto as pessoas têm medo de falar em público e o quanto o curso de oratória traz benefícios, principalmente no mercado de trabalho. Para eles, a JCI integra o jovem na sociedade com a realização desses projetos.
Neste ano, o tema do concurso foi “O que é ter sucesso na vida?”. Participaram os alunos: Laura Baptista de Alencar, Maria Vitoria de Oliveira, do Colégio João Ferreira Kuster; Adrielly de Oliveira Wenceloski, Evellyn Santos Duarte e Gabriel Nalepa, do Colégio São Pedro e São Paulo; Estefany Ferraz Rosa, Bianca de Oliveira e Camila do Prado Gonçalves do Colégio João XXIII.
Eles eram avaliados pelos jurados seguindo uma ficha de critérios e pontuação para cada item – como pronúncia, coerência, entonação, motivação segurança, estrutura e argumento do texto, postura, contato visual com a plateia entre outros pontos. Ficou em segundo lugar o aluno Gabriel Nalepa e em terceiro lugar a aluna Evelyn Santos Duarte.
Concurso
O Concurso de Oratória nas Escolas da JCI Brasil consiste em oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação a problemas sociais, ambientais e educacionais, relacionados ao Marco da Cidadania Ativa.
Acreditam que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a estes problemas. Também será possível estimular a prática de falar em público, competência atualmente necessária para se diferenciar no mercado de trabalho e na vida acadêmica.