O empresário Juliano Toppel será o vice-presidente de Comunicação da Faciap, o cargo mais alto já ocupado por um campo-larguense na Faciap
Pela primeira vez um representante de Campo Largo ocupa um cargo tão alto na Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Uma forte instituição que representa 60 mil empresas, 290 associações e está presente em 75% do Estado.
O atual presidente da Acicla, Juliano Toppel, foi convidado a ser o vice-presidente de Comunicação da Faciap a partir de janeiro do ano que vem. Com o cargo, ele será um importante elo entre a Federação e as associações do Estado, para o crescimento das associações locais. “A nível estadual poderemos implantar o que implantamos em Campo Largo e foi referência no Paraná. Vamos estimular o associativismo, promover desenvolvimento, responsabilidade, transparência nos negócios”, declara.
Uma das referências da cidade é o Centro de Capacitação Acicla, em que o empresário que paga em dia gera crédito para realizar curso de capacitação e conhecimento. Com esse trabalho, tiveram 95% de aprovação dos associados e, através de pesquisa de satisfação, puderam ver que a aderência e o fato de empresas se manterem na Acicla foi por estas oportunidades oferecidas. Juliano explica que a capacitação visa melhorar os gestores para gerenciar de forma mais assertiva e ter mais resultado - trabalho que tem sido reconhecido. Outras associações da região já começaram a implantar o projeto inspirados em Campo Largo.
Juliano completa que o convite da Faciap aconteceu devido aos resultados positivos da Acicla. “Natal do ano passado foi colocado como exemplo para todas as associações. Teve o melhor índice de aprovação da campanha, cadastramento de rasgadinhas, pelo trabalho e dedicação em fazer dar certo”, comenta, detalhando que em sua gestão aumentou em 70% o número de associados na Acicla.
Segundo ele, problemas locais se refletem a nível estadual e através da Faciap terá mais força para resolver. Exemplificou com a Feira do Brás, bastante discutida na Acicla e que através disso conseguiram para que elaborassem uma lei estadual, a ser aprovada. “Demanda surgiu do município, mas serve para todo o Estado, para que não venham competir de forma irregular com as empresas, que pagam impostos, alugueis, funcionários. É uma concorrência desleal”, argumenta.
Vê esse novo compromisso como oportunidade de crescimento, como uma forma de defender os interesses empresariais, aumentar a competitividade do Estado, promover desenvolvimento sustentável das associações comerciais e do sistema associativista, como também agregar com soluções em produtos e serviços. Como desafio, acredita que um deles é colocar as ideias em prática nas associações, levando em consideração a estrutura delas em alguns municípios menores.
Muitos avanços na Acicla e empresários mais confiantes
No final deste ano encerra a gestão presidida pelo empresário Juliano Toppel, a qual passou por muitos desafios e estruturação de acordo com o mercado, para se adaptar a inovações e novos projetos. “Os desafios foram imensos. Inadimplência era muito grande, em torno de 25%, e foi reduzida para 7%. Criamos vários serviços de apoio ao empresário, como o Centro de Capacitação, conseguimos a renovação da Junta Comercial por mais cinco anos e é uma Junta destaque em todo Paraná. Tivemos crescimento no ponto de atendimento do Sebrae, que realizou em torno de mais de mil atendimentos neste período, prestando assessoria às empresas, abertura de MEI, regularização de empreendedores e emissão de notas que permitiu ampliarem seus negócios”, detalha.
A equipe conseguiu resgatar campanhas para movimentar o comércio local. “Os empresários voltaram a acreditar e confiar nas campanhas. Mudamos o conceito dos empresários, que entenderam que a campanha é uma ferramenta de apoio, além de gerar banco de dados de clientes para alavancarem as vendas”, comenta Juliano. Ele também destaca a criação da Semana Empresarial realizada no segundo semestre, com palestrantes renomados, rodada de negócios para fornecedores de Campo Largo venderem para empresas daqui e seminário de crédito com juros baixos aos associados. O evento reuniu mais de 1.200 pessoas neste ano.
Iniciou nesta gestão a operação da Sociedade Garantidora de Crédito – SGC, com linha de crédito com taxas reduzidas para os empresários e associados, dentro do Acicla Créditos. Também foi a primeira associação no Paraná a ter ponto da Fomento dentro da associação.
Aumentou a participação da diretoria nas reuniões, com opiniões relevantes. Envolvimento no Plano Diretor, em que a Acicla foi fundamental na avaliação e estudo contínuo. Foram muitas ações e a associação passou por nova organização do trabalho, novas nomenclaturas e clube de benefícios. Segundo Juliano, a ideia é nunca ter reeleição, para dar uma oxigenação à associação, com novas ideias, em continuidade ao bom trabalho já realizado por todos os presidentes.