Política

Política Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar é criada

A proposta tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável, incentivar a valorização da produção agrícola e fortalecer a agricultura familiar

Política Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar é criada

Durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo Largo, realizada no dia 15 de junho, os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei nº 57/2026, de autoria do vereador Polaco Preto, que institui a Política Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar no município.

A proposta tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável, incentivar a valorização da produção agrícola e fortalecer a agricultura familiar, setor que desempenha papel fundamental na economia e no abastecimento da população campo-larguense.

De acordo com o texto aprovado, a nova política pública estabelece diretrizes voltadas à geração de emprego e renda no campo, ao fortalecimento do empreendedorismo rural e à valorização dos produtos produzidos no município. O projeto também busca incentivar a permanência das famílias no meio rural, promover práticas sustentáveis e estimular a formalização das agroindústrias familiares.

A lei será implementada por meio do Programa Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar, que prevê ações como assistência técnica especializada, capacitação de produtores rurais, apoio aos processos de regularização sanitária, ambiental e produtiva, fortalecimento de associações e cooperativas, além do incentivo à participação dos produtores em feiras, eventos e mercados institucionais.

Outro destaque da proposta é o estímulo à implantação, ampliação e modernização das agroindústrias familiares, promovendo maior integração entre produção, processamento e comercialização dos produtos locais.

Articulação

Durante a discussão do projeto, o vereador Polaco Preto destacou a importância de criar oportunidades para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Como membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, buscamos a valorização dos agricultores, abrindo portas, feiras, incentivando o uso da tecnologia e aprimorando a gestão das propriedades”, afirmou.

A proposta também prevê a articulação entre o Município, órgãos públicos, instituições de ensino, cooperativas, associações rurais e entidades da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a agroindustrialização familiar e ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável no meio rural.

Com a aprovação em segundo turno, o projeto segue para os demais trâmites legais e é encaminhado para sanção do Poder Executivo.

 

Compartilhar esta notícia: