27-12-2010
O Natal deste ano foi menos violento do que o ano passado em Curitiba e região metropolitana. O índice de homicídios caiu pela metade em 2010 se comparado com os dias 24 e 25 de 2009, quando foram registradas 12 mortes violentas.
Em 2010, aconteceram dois homicídios por arma de fogo na véspera e quatro no dia de Natal. Do total, três foram registrados em Curitiba. O número surpreende levando em conta que, neste ano, a data caiu num fim de semana (sexta-feira e sábado), quando o número de homicídios costuma ser maior.
Segundo levantamento feito pela Tribuna, seis assassinatos foram registrados na capital e região metropolitana nos dois dias, sendo que casos ocorreram no sábado (25) nos bairros Tatuquara e Capão Raso, em Curitiba, e em Campina Grande do Sul e Almirante Tamandaré, na região metropolitana.
Na véspera (24) foram duas mortes: outra no Tatuquara e uma em Colombo. Do total, cinco pessoas foram assassinadas por arma de fogo e uma por agressão física. Três das vítimas morreram em hospitais, uma delas baleada no dia 12 de dezembro.
Uma das vítimas da violência foi Wilson Santos Kobayashi, 25 anos, morto no final da madrugada de sexta-feira no Tatuquara. Segundo a polícia, ele foi assassinado com tiros na cabeça na entrada de casa, nas moradias Santa Rita, após passar a noite bebendo com amigos.
Em seu quarto, investigadores da Delegacia de Homicídios encontraram dez buchas de maconha e uma de cocaína, o que leva a supor que o crime tenha ligações com o tráfico de entorpecentes.
Queda
No ano passado, o número foi 50% maior: foram 12 assassinatos, sendo 10 por arma de fogo e os outros dois por arma branca. Quatro mortes ocorreram na véspera, que caiu numa quinta-feira.
Em Curitiba foram cinco homicídios, dois a mais em comparação com o mesmo período deste ano. São José ficou em segundo lugar com três homicídios e o restante foi registrado em Cerro Azul, Pinhais, Contenda e Campo Largo.
Fonte: Paraná Online