Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 03:52:09
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Cocel é campeã do Prêmio Sesi ODS 2019

O projeto de melhoria na iluminação pública re­alizado pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, com o apoio da Prefeitura Mu­nicipal de Campo Largo, foi o campeão do Prêmio Sesi ODS 2019

Cocel é campeã do Prêmio Sesi ODS 2019

O projeto de melhoria na iluminação pública re­alizado pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, com o apoio da Prefeitura Mu­nicipal de Campo Largo, foi o campeão do Prêmio Sesi ODS 2019 - que tem o objetivo de reconhecer e divulgar práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Susten­tável realizadas pelas organizações. Concorrendo com 386 empresas públicas e privadas de todo o estado, a Compa­nhia Campolarguense foi a grande vencedora na categoria média indústria. A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira (05), no Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Che­min, ressaltou a importância do trabalho em equipe para al­cançar resultados tão expressivos. “Esta é uma vitória de todos os eletricistas que trabalharam na substituição das lu­minárias, das áreas técnicas e administrativas que contri­buíram para que este projeto fosse realizado com a maior eficiência possível e tenha se tornado exemplo de recurso bem aplicado, com resultados positivos para toda a comuni­dade”, destaca Chemin.

3 mil leds já instalados – economia e valorização do espaço público
O projeto “Iluminando Campo Largo com Eficiência” via­bilizou uma significativa melhoria na iluminação pública do município, através da substituição de luminárias tradicionais por modelos led. Esta mudança resultou em economia no consumo de energia, em melhoria na luminosidade e con­tribuiu para a valorização do espaço público e segurança, além de estimular ações voltadas à eficiência energética. Carlos Conrado Krzyzanovski, diretor técnico da Cocel, con­ta que os excelentes resultados da primeira etapa incen­tivaram o poder público a dar continuidade ao projeto. “A economia no consumo de energia viabiliza a ampliação do projeto, já são mais 3 mil luminárias eficientes instaladas e o objetivo é que toda área urbana tenha iluminação pública em led”, conta o diretor.

Na primeira etapa do projeto foram substituídas 756 lu­minárias com recursos da Cocel - através do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. As etapas seguintes estão sendo realizadas com recursos da Prefeitura Munici­pal, através da Cosip (Contribuição para Custeio da Ilumi­nação Pública).

A gestora do PEE da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, conta que o projeto também tem o objetivo de incentivar no­vas ações voltadas à eficiência energética. “Buscamos mos­trar que ao optar por equipamentos mais eficientes, reduzir o desperdício, por fazer escolhas melhores no que diz res­peito ao uso da energia, os benefícios alcançados vão mui­to além da economia - contribuem para a preservação dos recursos do planeta e, quando se trata da iluminação de es­paços públicos, valorizam toda a cidade” – resume Kotovicz. A divulgação dos resultados e ações de sensibilização em escolas fazem parte do projeto, envolvendo a comunidade na mudança. A gestora conta que a Cocel já está desenvol­vendo um novo PEE, desta vez voltado à iluminação das es­colas públicas municipais.

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável fo­ram estabelecidos pela ONU
Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 – que foi estabelecida em 2015 durante encontro de líderes mundiais realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Brasil e outros 192 países são signatários deste pla­no de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “Energia limpa e acessível” é um dos ODS e também está relacionado com ações de eficiência energética.

O Prêmio SESI ODS está em sua quinta edição e é uma realização do Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná. Os projetos concorrentes foram avaliados com base nos se­guintes critérios: histórico, justificativa, principais objetivos, metodologia, avaliação, resultados e evidências. A cerimô­nia de premiação foi realizada durante o Congresso Sesi ODS, que contou com painéis de discussões e mostra de projetos.