Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 01:38:47
EM CAMPO LARGO  | 21º
Saúde

Campo Largo reforça importância da vacinação contra influenza

Aproveite que a imunização está liberada para toda a população e vá na UBS mais próxima se proteger

Campo Largo reforça importância da vacinação contra influenza

Acabamos de dar boas-vindas ao inverno que é rigoroso em nossa região, com constantes alterações climáticas e variações bruscas de temperatura. Também estamos retomando atividades coletivas com aglomeração e flexibilização no uso das máscaras, o que significa maior facilidade da circulação de vírus com transmissão respiratória. Esses fatores levam ao aumento de casos de atendimentos médicos com sintomas respiratórios, aqui no município, segundo dados monitorados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Saiba mais nessa matéria:

https://campolargo.atende.net/cidadao/noticia/upa-de-campo-largo-teve-numero-recorde-de-atendimentos-no-ultimo-fim-de-semana-entenda 

Sendo assim, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reitera a importância de acompanhar os cronogramas de vacinação do município e se imunizar. Tomar vacina reduz bastante - embora não impeça - o contágio. Além disso, no caso de a pessoa ficar doente, ser imunizada reduz as chances de evolução para um quadro mais grave.

O médico Alexandre Cavalli, funcionário da pasta, explica que “a escolha de não se vacinar, ou não completar o esquema vacinal, coloca a própria saúde em risco, e também a de familiares e outras pessoas com quem se tem contato. Além de contribuir para aumentar a circulação de doenças, pois a pessoa não imunizada se torna transmissora”. 

Xô gripe - A Campanha de Vacinação contra Influenza aqui no município está liberada para toda a população, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 08h30 às 16h30, mas atingiu apenas 23,32% da população campo-larguense. Podem receber a vacina todas as pessoas, a partir de 6 meses de idade. Basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Para a vacinação infantil é preciso apresentar um documento com foto e CPF dos pais ou responsáveis, além do documento de identificação da criança. Já os adultos devem levar documento pessoal com foto e CPF, comprovante de endereço, cartão vacinal e uma caneta. 

Importância da vacina - “Lembrando que essa imunização já protege contra a variante que causou um surto de gripe no início deste ano (a H3N2), e que a revacinação é anual contra a gripe por dois motivos: primeiro porque a proteção conferida pela vacina cai progressivamente, seis meses depois da aplicação, e segundo porque sempre há variantes de vírus da influenza que circulam, a cada ano”, destaca o médico.

Ou seja, quando muitas pessoas não se vacinam, gera "bolsões" de alta transmissão que elevam o risco de surgirem novas variantes. Pessoas não vacinadas mantêm a circulação do vírus entre elas e acabam prejudicando também os vacinados, que acabam se contaminando. A Secretária Municipal de Saúde, Danielle Fedalto, ressalta que “o objetivo da campanha é de prevenir o agravamento dos casos da doença, reduzir os sintomas - que podem ser confundidos com os da Covid-19 - além de contribuir para redução da sobrecarga nos serviços de atendimento de saúde”.  

ATENÇÃO: 

- Para as crianças menores de 12 anos, é importante se atentar para a possível necessidade de  aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina da influenza para as demais.
- Pacientes que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar 30 dias da data do início dos sintomas para se vacinar.
- Para quem apresenta sintomas respiratórios é recomendado aguardar a total recuperação para tomar a vacina contra a Influenza. 

Serviço: Campanha de Vacinação contra Influenza em Campo Largo
Dias: enquanto durarem os estoques
Local: em todas as UBS’s do município
Horários: 08h30 às 16h30

Endereços das UBS´s: https://campolargo.atende.net/cidadao/pagina/unidades-basicas-de-saude-enderecos-telefones