Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 09:27:19
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

O início do ano letivo nas escolas e o primeiro dia de aula! 13/02/2014

O início do ano letivo nas escolas e o primeiro dia  de aula! 13/02/2014

13/02/2014

Muitas escolas iniciaram suas aulas já nessa semana e outras iniciarão muito em breve. E diante do desconhecido de uma nova escola ou da simples mudança de ano, pais e filhos nem sempre conseguem controlar a ansiedade. Será que o meu filho irá se adaptar? A qualidade do ensino será como esperamos? Conseguiremos nos habituar à rotina? Se o presente ano será o primeiro da criança na escola, essas angústias se tornam ainda mais acentuadas, tendo em vista a adaptação da criança na instituição escolar.

Para os professores, a ansiedade também é exacerbada nesse momento. Cada qual vivencia a sua maneira uma ansiedade natural que é controlada pela experiência e pela paixão em ser professor. “Como serão os rostinhos deles? Irão gostar de mim a primeira vista? Será muito difícil conquistá-los?” São questões mais do que frequentes entre os profissionais.

E as crianças?Há um mundo inteirinho de ansiedade: há os que não veem a hora de ir para a escola e aqueles que não querem mesmo ir!

Essas angústias típicas desse momento de recomeço podem ser apaziguadas com algumas atitudes. Se os pais mantiverem a calma, os filhos também tenderão a se sentir mais serenos, lembrando que o equilíbrio, nesse caso, deve partir dos adultos. É papel dos pais transmitir carinho e, sobretudo, segurança para os filhos nesse momento.

A seguir, damos algumas orientações básicas de como manter a ansiedade sob controle, vivendo, assim, um início de ano letivo tranquilo.

Visite a escola (mesmo que a escola não proponha essa visita e que ele continue na mesma instituição do ano passado. Assim tudo ficará mais familiar no primeiro dia).

Leve seu filho junto na compra da lista de materiais escolares, já que ele terá direito de opinar sobre as cores e os formatos de alguns itens. Deixe-o escolher a mochila e a lancheira.

Alguns dias antes do início das aulas, a criança já deve começar, aos poucos, a entrar no ritmo da nova rotina: dormir e acordar mais cedo, comer nos horários certos e arrumar o quarto e o espaço para o estudo.

Converse sobre detalhes novos. Se a criança for passar de uma metodologia para outra diferente. Explique que são maneiras diferentes de aprender!

Se seu filho já passou por más experiências na escola, não adianta dizer que tudo será diferente desta vez. O ideal é conscientizá-lo da diversidade que existe entre as pessoas: os amiguinhos vêm de outras famílias e têm outros costumes. Assim, os conflitos são vistos como naturais.

Pais, professores e toda comunidade escolar precisam estar bem preparados para este momento. É um dia importante, todos querem saber como será, e se todos se unirem e confiarem uns nos outros será mesmo lindo!