Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 10:53:58
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Atendimento no Ciretran deve normalizar

O Ciretran realiza 255 atendimentos por dia, sendo mais de 25 exames práticos

Atendimento no Ciretran deve normalizar

     Durante alguns meses foi constante as reclamação de usuários do Ciretran de que o atendimento estava precário e muito demorado. O número de pessoas que utilizam os serviços do Ciretran é alto, cerca de 255 pessoas por dia. E devido o déficit de funcionários, o tempo de espera para o atendimento, subiu de 15 minutos para uma média de 35 minutos.
     O chefe da 51ª Ciretran de Campo Largo, Jaires Caldart comenta que na última quarta-feira (16) o dia foi tranquilo e os usuários não precisaram esperar por muito tempo, mas isso não é uma regra. O Ciretran atende pessoas dos município e de Balsa Nova, e distribui cerca de 150 senhas para atendimento no balcão, teste de legislação para 20 pessoas, mais 25 de exames práticos, 20 de psicológico e 40 de aptidão, totalizando mais de 255 atendimentos por dia, com pico das 10h às 13h.
     De acordo com Jaires a média de espera quando tinha mais quatro funcionários era de 15 minutos, mas agora está em 35 minutos. E existem atendimentos demorados, cerca de 45 minutos, como processos de multas em que o atendente precisa explicar ao condutor a situação. “O Detran vai chamar três pessoas que passaram no concurso para iniciar em outubro”, conta.    Atualmente são 10 funcionários, dois deles estagiários. Segundo Jaires a grande dificuldade dos funcionários é no primeiro atendimento, porque os exames, ao contrário, acontecem com hora marcada. Jaires comenta que uma maneira de desafogar o movimento do local é o usuário utilizar os serviços pela internet www.detran.pr.gov.br ou através do 08006437373. Os dias em que houve mais demora no atendimento foi devido uma atualização no sistema o banco de dados.
Credenciamento de clínicas
     Detran de vários estados do Brasil já cumprem a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de credenciar clínicas para que os exames médicos sejam feitos de forma mais minuciosa. Até o final desse ano os exames continuam sendo realizados na 51ª Ciretran através de um convênio com médicos da PUC. A partir do ano que vem a mudança deve acontecer e segundo Jaires vai trazer benefícios, pois os exames são mais específicos, “como teste de visão de acordo com a luminosidade dos automóveis e aferição da pressão, exames que não são feitos pelos médicos das Ciretrans”.
     O edital de credenciamento está no site do Detran, mas por enquanto não há clínicas credenciadas em Campo Largo e se isso não acontecer, os exames médicos precisarão ser feitos em clínicas no município mais próximo, no caso Curitiba. Com o credenciamento das clínicas o movimento no Ciretran deve diminuir em cerca de 30%, pois hoje o atendente precisa marcar exames e passar orientações, dessa forma ficaria restrito ao atendimento.
Pista de exame prático
     Alunos que realizam o teste prático já reclamaram muitas vezes da pista de exame prático do Ciretran de Campo Largo. A equipe da Folha de Campo Largo visitou a pista e constatou que não existem buracos na pista que possam influenciar na reprovação do aluno. O que foi possível notar é que há um pequeno desgaste da pista. O exame de rua também é feito em vias com bom asfaltamento para não alterar o desempenho do aluno.