Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 02:10:13
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Casas construídas dentro do rio são problema no Albina Grigoletti

Dois riachos que cortam a região do conjunto Albina Grigoletti são causa de preocupação de centenas de moradores, que têm suas casas ameaçadas pela erosão.

Casas construídas dentro do rio são problema no Albina Grigoletti

Dois riachos que cortam a região do conjunto Albina Grigoletti são causa de preocupação de centenas de moradores, que têm suas casas ameaçadas pela erosão. Um deles, Luis Carlos Borges de Oliveira, que reside naquela região desde 1996, vê sua casa ser ameaçada com desmoronamento das margens do rio e quer uma providência da Prefeitura Municipal. Na manhã desta quarta-feira (15), o secretário de Obras, Joel Vidal, e o coordenador da Defesa Civil, Wilson Batocchio, estiveram no local.  

Existem pelo menos 30 casas, que ao longo dos últimos 10 a 15 anos foram construídas praticamente dentro do rio, na região do conjunto Albina Grigoletti, e terão que ser desmontadas, para que a Prefeitura Municipal possa realizar o trabalho de desassoreamento do rio. Como está, hoje, não há nem mesmo espaço para entrar com as máquinas, nos dois riachos. A cada chuva forte, o problema se agrava e já teme-se a destruição de algumas casas, pela força das águas.

Vistoria
A pedido de um dos moradores, a Reportagem da Folha esteve no local, no início da semana, relatando a situação ao secretário de obras e ao coordenador da Defesa Civil, os quais foram ao local pessoalmente, na manhã de quarta-feira. A situação, segundo eles, é grave e há a necessidade de entrada de máquinas para desassorear os riachos. O problema é que existem casas construídas no leito dos rios e nas margens, que impedem esse trabalho. Eles explicaram que possivelmente será necessário um projeto e autorização do Instituto das águas, para a dragagem, e o projeto certamente vai exigir a retirada das casas.