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Diferença entre preços de ovos de Páscoa chega a 37,6% em Campo Largo

Um levantamento de preços realizado no último dia 31 de março mostrou uma diferença expressiva nos valores de caixas de bombons e ovos de Páscoa das principais marcas do cenário nacional em três superm

Diferença entre preços de ovos de Páscoa chega a 37,6% em Campo Largo

Um levantamento de preços realizado no último dia 31 de março mostrou uma diferença expressiva nos valores de caixas de bombons e ovos de Páscoa das principais marcas do cenário nacional - Lacta, Nestlé, Garoto e Arcor - em três supermercados tradicionais de Campo Largo. Apesar dos seus fornecedores serem os mesmos, existem diferenças de preços na ordem de 30% apesar da média das diferenças serem: Lacta 15%, Nestlé 15%, Garoto 14,9% e Arcor 17,2%

Os dados foram apurados pelo professor do IFPR Edmundo Pozes e os alunos Everton Cordeiro, Géssica Henaylle Pinoski e Iracely da Luz Meira, acadêmicos do curso Técnico em Administração. Por questões éticas, os supermercados serão representados pelas letras A, B e C. Para avaliar os preços de ovos de Páscoa, foram escolhidos para a matéria os ovos mais tradicionais e pertencentes à linha infantil das marcas. A lista completa estará no site da Folha de Campo Largo, junto a essa matéria.

Diferenças
A maior diferença de preço está no ovo de Páscoa Princesa Castelo 150g da marca Nestlé, com 37,6%. No supermercado B ele custa R$ 29,99, no C R$ 32,99 e no supermercado A R$ 41,29. O ovo de Páscoa Spider Man 150 g, também pertencente à linha infantil da Nestlé, só está disponível nos estabelecimentos A e C, por R$ 37,89 e R$ 39,98 respectivamente, apontando uma variação de 5,5%.
O ovo de Páscoa Surpresa ao leite 150g apresenta variação expressiva de 29,1%. Está à venda no supermercado B por R$ 28,95, no C por R$ 29,87 e no A por R$ 37,39. O tradicional ovo de Páscoa Kitkat 330g possui preços equilibrados entre os estabelecimentos, com variação de 10,6%. No supermercado B R$ 44,98, no C por R$ 47,69 e no A R$ 49,79. Outro ovo de Páscoa tradicional da Nestlé é o Alpino 350g, este que está custando R$ 37,98 no estabelecimento B, R$ 39,25 no estabelecimento C e R$ 42,49 no estabelecimento A.

O ovo de Páscoa Lacta ao leite com 196g é um dos que mais apresenta variação. No supermercado A ele sai por R$ 19,90, no supermercado B R$ 24,98 e C R$ 25,89, variando o preço em 30,1%. O ovo de Páscoa Shot 236g também causa espanto pela variação de 31,2%. No supermercado C está à venda por R$19,80, no A ele custa R$ 23,39, no B R$ 25,98. Entre os ovos de maior peso, estão disponíveis o Diamante Negro/Lacta 500g, que custa R$ 47,90 nos supermercados A e B, e R$ 52,80 no supermercado C, apresentando variação de 10,2%; há também disponível para a compra o ovo de Páscoa Lacta ao leite 743g custa R$ 59,98 no mercado A, R$ 66,90 no mercado C e R$ 69,90 no mercado B, com 16,5% de variação.

Na linha infantil, os ovos de Páscoa são ao Leite e pesam 170g dos personagens Batman, Hot Wheels, Ever After High e Barbie, custam no supermercado A R$ 36,50, no supermercado B R$ 36,98 e no supermercado C R$ 42,47, e varia 16,3%.

Na marca Garoto, os ovos de Páscoa Talento 375g dos sabores Castanha-do-Pará e Avelã custam R$ 33,90 no supermercado C e nos estabelecimentos A e B custa R$ 39,98, com variação de 17,9%. O ovo de Páscoa Serenata de Amor 220g teve diferença de preço de 13,2%. No estabelecimento C está à venda por R$ 22,50, no B por R$ 24,98 e no A R$ 25,49. Na linha infantil, os ovos dos personagens Avengers Minnie, ao leite, com 150g, apresentam baixa variação de preços, 5,5%. Eles custam R$ 37,89 no supermercado A, R$ 37,98 no supermercado B e R$ 39,98 no supermercado C.

A marca Arcor não está à venda no estabelecimento B, mas mesmo assim foram feitos os levantamentos dos preços nos supermercados A e C. O ovo de Páscoa Arcor ao Leite 220g custa no supermercado A R$ 23,98 e no C R$ 29,49, com diferença de 22,9%. Já na linha infantil, os há opções de ovos da Princesinha Sofia, Moana, Superman e Os Simpsons, com 100g, ao leite, custam R$ 31,89 no estabelecimento A e R$ 36,96 no C. A variação neste produto ficou em 15,8%.

As caixas de bombom da marca Lacta estão custando no supermercado A R$ 7,48, no supermercado B R$ 7,98 e no supermercado C R$ 8,96, apontando uma diferença de 19,7% entre o preço mais em conta e o mais caro. Já as caixas de bombom da marca Nestlé não apresentam grande variação e ficam na casa de 1,1%, pois nos mercados A e B ela está custando R$ 7,89 e no mercado C R$ 7,98. Os bombons da marca Garoto apresentam a variação mais expressiva entre todas as marcas, chegando a 21,9%. No mercado B, o mais em conta, a caixa sai pelo preço de R$ 6,69, no A por R$ 6,89 e no supermercado C ela custa R$ 8,40. Não foi possível fazer comparativo com a caixa de bombom da marca Arcor, pois ela está à venda em apenas um dos estabelecimentos.

Por que tão caro?
A conclusão que o professor e os alunos chegaram com a pesquisa foi que “preços estão caros em relação ao salário dos trabalhadores”. A explicação da indústria para o preço elevado dos chocolates é que a produção desse produto é mais complexa, comparado às barras, além dos custos com a embalagem e a mão-de-obra, pois os ovos são embalados manualmente, custos com os brinquedos das linhas infantis, propagandas e a contratação de funcionários temporários.

Outro fator que influencia muito o preço dos chocolates são os impostos embutidos neles. “Segundo a Bolsa de Nova Iorque, Mercado de Commodities, no último mês, o preço do Cacau cresceu 7,8%, entretanto, é bom lembrar que, de maio de 2015 a abril de 2017 o preço variou negativo em -28,25. O preço do açúcar, no último mês ficou em -13% e variou 24,4% positivo, de maio de 2015 a abril de 2017. Então, percebemos que não são somente os custos das commodities que altera os preços dos chocolates de Páscoa, mas principalmente a relação oferta/demanda devida a própria festividade. Esse é o ápice do faturamento da indústria do chocolate”, explica o professor Edmundo.

Outro ponto importante levantado na pesquisa feita pelo professor e seus alunos foi com relação às vendas do ano passado. “Em conversa com funcionários e também demonstradores da indústria de chocolate, fomos informados que as vendas da Páscoa de 2016 foram fracas, muito abaixo do esperado e que, neste ano, as vendas apresentam um faturamento muito abaixo do ano anterior, comparando com a mesma época, anterior a Páscoa. Os supermercados não estão fazendo vendas especiais em relação específica aos produtos da Páscoa, inclusive não parcelando a forma de financiamento desses produtos. Fato que algumas lojas da cidade estão ofertando seus produtos para parcelamento de até três vezes”, finaliza.