Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 10:10:05
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Dom Pedro Fedalto lança livro Reminiscências

O livro traz a história dos imigrantes italianos que formaram a Colônia, além de lembranças da infância e juventude do autor, sobre as famílias que desbravaram aquela região, as dificuldades que enfrent

Dom Pedro Fedalto lança livro Reminiscências

Com a presença de mais de cem pessoas, o bispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto lançou, na noite de sexta-feira (27), na Colônia Rebouças, o seu quarto livro, “Reminiscências”, no qual conta a história dos imigrantes italianos que formaram a Colônia. Dom Pedro Fedalto lembra detalhes da sua infância e juventude, e fala sobre as famílias que desbravaram aquela região, as dificuldades que enfrentaram nos primeiros tempos, as doenças, os casamentos, as alegrias e as festas.

Durante a solenidade, o prefeito em exercício Mauricio Rivabem destacou a importância de Dom Pedro Fedalto, para a Colônia Rebouças, para Campo Largo e para a Igreja Católica do Paraná e do País. Lembrou que uma das maiores reivindicações dos moradores da região, a pavimentação da estrada que liga a Colônia à Estrada do Mato Grosso, só está dependendo da autorização dos proprietários de terrenos, nas margens da estrada, do recuo de alguns metros, para que a obra seja iniciada, e pediu apoio do bispo, para tal.

Lembranças

Dom Pedro disse que tinha consigo, um discurso escrito, mas que não iria utilizá-lo, preferia falar de improviso. Louvou a Deus pela sua memória, lembrando que muita gente com 70, 80 anos, não são mais capazes de lembrar dos acontecimentos. Aos 91 anos de idade, Dom Pedro discursou, por mais de 1h30min, falando sobre a sua família e todas as famílias que se formaram a partir de um casal de imigrantes, Maria e Jacinto Fedalto e seu filho Giuseppe Fedalto e esposa Angela, lembrando, sem ajuda de nenhuma anotação, mais de uma centenas de nomes, datas, detalhes de cada casal e seus filhos.

A imigração italiana, ocorrida a partir de 1867, foi a base do discurso de Dom Pedro, a chegada ao Paraná e a colonização da região em Campo Largo. Lembra das dificuldades que eles enfrentaram e a coragem de cada um, a evolução e a situação atual.