Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 10:17:04
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Maioria dos alunos entra em férias antecipadamente.

Muitas escolas reclamam devido à redução do pessoal, principalmente de limpeza.

Maioria dos alunos entra em férias antecipadamente.

06/12/2016

As férias escolares começam mais cedo, esse ano. Os estudantes das escolas municipais de Campo Largo, que já demonstraram desempenho acima da média, estarão dispensados de frequência a partir  desta sexta-feira (02), na maioria das escolas. Esses voltarão somente no dia 14 ou 15, para receber o boletim. As férias, para todos, começa na sexta-feira (16). A informação é do secretário municipal de Educação, Avanir Mastey.

“Entre os dias 02 e 16, as professoras terão dedicação exclusiva com os alunos que tiveram alguma dificuldade no aprendizado, ou os que tiveram muitas faltas durante o ano”, explicou o secretário. Ele  comemora o aumento do índice das escolas do Município, no Ministério da Educação, o IDEB, que passou de 5,4 para 5,9 esse ano. As férias antecipadas coincidem com a necessidade de maior  economia nesse final de ano, na folha de pagamentos.

Muitas escolas reclamam devido à redução do pessoal, principalmente de limpeza. “Ficou somente  uma funcionária”, disse uma diretora de escola municipal. “Temos que nós, os diretores e professores,  limpar a sala, para não deixar para o turno seguinte, sala suja”, explicou. As férias escolares desse ano,  mais longas, devem se estender até o dia 08 de fevereiro, ou 13, como quer a futura  administração. “O calendário ainda deve ser aprovado, não depende de nós, ainda é necessário o aval  do Núcleo de Educação”, explicou o secretário.

Despesas
Avanir lembra que os professores municipais tiveram 12,16% de reajuste, mais 6% de avanço, esse  no, e  que, para se adequar à necessidade de redução de despesas, a Secretaria da Educação dispensou 100, dos 180 trabalhadores contratados, os chamados terceirizados (merendeiras, zeladoras e outros). Existem 167 funcionários efetivos, nas 39 escolas e 19 creches, para os 12.900 alunos.