Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:29:22
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Moradores querem alargamento e pavimentação

A largura da rua, segundo os moradores, é um dos entraves para a sua pavimentação

Moradores querem alargamento e pavimentação

A rua é estreita e acidentada, no ponto mais baixo ela tem uma diferença de aproximadamente 12 metros do ponto mais alto. Mas o problema maior, além do desnível e da largura, que na maioria da sua extensão não permite a passagem de dois veículos, ao mesmo tempo, são dois cursos d´água que a atravessam e causam alagamento, na época de chuva, e proliferam mosquitos, no Verão.

A Rua André Sarnik liga dois importantes bairros da cidade. Ela nasce no Bom Jesus, na Expedicionários, e sai no Lambak, na Rua José de Paiva Vidal. Uma vez pavimentada, aquela artéria vai contribuir significativamente com redução do fluxo pela José de Paiva Vidal e pode influenciar, inclusive, na redução do tráfego na Alcebíades Affonso Guimarães, que liga o centro da cidade a vários bairros (Águas Claras, São Vicente, São Marcos e Gorski).

Pavimentação

A Reportagem da Folha foi chamada pelos moradores da André Sarnik, para mostrar o problema que eles enfrentam, no dia-a-dia. Segundo Inês Ribeiro, uma líder da vizinhança, que mora naquela rua há 20 anos, “o nosso maior problema é a falta de alargamento da rua e de pavimentação. Os vizinhos estão dispostos a ceder parte dos terrenos, para alargar, nós desse lado, já demos, não há como recuar mais, mas do outro lado, com menos casas, tem mais espaço, dá para realizar a obra”, acrescentou.

Segundo Inês, “o prefeito Edson Basso sabe dos nossos problemas aqui, ele já esteve na minha casa, sabe que isso precisa ser resolvido. Acho que falta apenas uma decisão, pelo início das obras”. A rua possui rede de esgoto, e atrás das casas passa uma adutora de esgotos da Sanepar, além de um rio, tributário do Rio Pedreira, com água visivelmente muito limpa. Os moradores explicaram que a Prefeitura Municipal, há um mês, mais ou menos, realizou obra de ensaibramento da rua. “Melhorou muito, aqui, porque sem o saibro não dá para passar, não dá nem para sair de casa, mas não resolve o problema definitivamente, tem que vir o asfalto”, explicaram.

Sandra Lima, outra moradora do ponto mais baixo da rua, sofre também porque em frente à sua casa passa o rio e por ter a rua, ali, um dos pontos mais estreitos. Até para sair de casa ela precisa tomar cuidado, porque não há espaço entre o portão e a rua. Ela sofre, também, com os problemas de inundação, cada vez que chove um pouco mais da conta. Sua casa já foi alagada várias vezes e a parte de baixo já está perdida, devido à grande umidade.

 

Solução

Segundo os moradores, técnicos da Prefeitura Municipal já estiveram no local várias vezes, e cada um dá uma opinião diferente. “Há inclusive os que nos criticam por morarmos aqui e um chegou a dizer que nós não devíamos brigar com a natureza. O que podemos fazer, se essa é a nossa casa?”, perguntou uma das moradoras.

Num dos rios, que é represado pela rua, porque a manilha foi entupida, há lixo, e as crianças muitas vezes brincam em meio aos lambaris e aos girinos (filhotes de sapo). Também “moram” ali, duas tartarugas, que de vez em quando aparecem, para a alegria da criançada. A Reportagem não conseguiu ver os quelônios (tartarugas, jabutis ou cágados). Há a preocupação dos moradores, com os acidente e com a questão da saúde. Eles temem a proliferação de insetos e estão preocupados com a qualidade de vida, em geral.

A Reportagem da Folha, após ouvir os moradores, entrou em contato com a Prefeitura Municipal e recebeu a informação de que o projeto da rua está em estudos. Os moradores estão apreensivos, uma vez que há a necessidade de desapropriação de áreas para o seu alargamento e pavimentação. Há, inclusive, a possibilidade de realocação de moradores, uma vez que algumas residências estão localizadas em área de preservação ambiental.

Em resposta à reclamação de moradores da Rua André Sarnick, no Bairro Bom Jesus, “a Secretaria Municipal de Viação e Obras esclarece que estão sendo efetuados estudos para viabilizar a execução de obras de melhorias na referida via. A Secretaria informa ainda que, logo que houver viabilidade técnica, a obra entra no quadro de programação de obras públicas. Por fim, a secretaria de Viação e Obras deixa claro que equipes de manutenção de vias realizam, periodicamente, serviços de conservação na Rua André Sarnick, visando dar aos moradores condições de tráfego.