Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 01:48:24
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Semáforo e melhorias no trânsito são reivindicados pela população

Alguns leitores questionaram a necessidade de semáforo na Marechal Deodoro e melhores sinalizações na Rua Castro Alves e na Avenida Manoel Ribas 

Semáforo e melhorias no trânsito são reivindicados pela população

Na última terça-feira (22), um acidente entre um motociclista e um automóvel intensificou o debate sobre algumas atitudes no trânsito por parte dos campo-larguenses no Facebook da Folha de Campo Largo. Junto à matéria, um vídeo de uma câmera de segurança mostra uma conjunção de fatores que propiciaram o acidente, como furar a preferencial e velocidade incompatível com a via.

Assim, alguns leitores questionaram a necessidade da implementação de semáforos nas esquinas da Rui Barbosa com a Marechal Deodoro – local em que ocorreu o acidente -, e também na Marechal Deodoro esquina com a Gonçalves Dias. A Folha de Campo Largo conversou com o diretor administrativo do Departamento de Trânsito (Deptran), André Pelizzari, que contou quais são os critérios para a colocação.

“Para instalação semafórica são considerados oito critérios, que são eles fluxo veicular das 8h e das 4h, fluxo veicular na hora de pico, fluxo de pedestre, travessia de escolares, compactação de pelotões em eixo de semáforos, histórico de acidentes e organização do trânsito em redes de semáforos. O simples cumprimento de um ou mais critérios não implica, automaticamente, na decisão pela implantação do semáforo, além do custo alto da implementação e também manutenção do equipamento”, explica André. O diretor diz também que muitos populares pedem a instalação de taxões, mas esses são proibidos por Lei.

André aproveitou para falar também sobre a necessidade de praticar a direção defensiva e também manter o bom senso e educação no trânsito. “Um dos problemas que mais vemos na cidade hoje é a velocidade incompatível na via e motoristas que não ligam a seta quando vão virar. Cuidados básicos quando está ao volante ou pilotando uma moto são suficientes para manter um bom relacionamento entre veículos e pedestres”, completa.

O diretor administrativo também contou que serão revitalizadas as vias principais que se encontram em estado crítico. Serão repintadas as faixas de pedestres, faixas que fazem a divisão da pista e faixas de estacionamento.

Rua Castro Alves

Uma rua que vem dando dor de cabeça aos seus moradores é a Castro Alves, a uma quadra da Avenida Padre Natal Piggato, na região central. Alguns moradores entraram em contato com a Folha para relatar que há algumas semanas aumentou o fluxo da rua e motoristas estão estacionando dos dois lados da pista, o que impede a passagem de dois veículos ao mesmo tempo.

Além disso, alguns motoristas estão estacionando seus carros em frente aos portões das residências, impossibilitando o acesso dos moradores à suas próprias casas.

André Pelizzari disse à Folha que a Prefeitura já recebeu reclamações do local e que na quinta-feira (24) iria com sua equipe até o local avaliar a situação e tomar medidas cabíveis.

Avenida Manoel Ribas

Outro local que acaba confundindo os motoristas é na Avenida Manoel Ribas, que “na prática” dá acesso à Avenida Padre Natal Piggato, mas que na verdade é sem saída. Acontece que muitos motoristas acessam a avenida cortando a ciclovia, ou então deixam seus veículos estacionados ali, dificultando o acesso dos moradores às suas residências, visto que a rua já é estreita.

Isso coloca a vida de pedestres e ciclistas em risco, visto o fluxo de pessoas na Avenida Padre Natal Piggato. O Deptran informou que neste caso será necessário trabalhar em conjunto com a Secretaria de Viação e Obras e que será elaborado um ofício para avaliar a necessidade de adequar a avenida, deixando-a mais seguras para todos que transitam na região.