Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 05:19:38
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Opinião

Entrega de uniformes divide opiniões entre leitores

Quem participa da entrega diz que acaba sendo uma grande festa, comemoração entre os alunos e agradecimento dos pais. Nas redes sociais e pelas ruas da cidade a opinião já não é bem assim, há muitos q

Entrega de uniformes divide opiniões entre leitores

Desde o início da nova gestão tem sido falado sobre a distribuição de uniformes escolares aos alunos da rede municipal. A pouco tempo os kits estão sendo entregues e tem gerado polêmica. Quem participa da entrega diz que acaba sendo uma grande festa, comemoração entre os alunos e agradecimento dos pais. Nas redes sociais e pelas ruas da cidade a opinião já não é bem assim, há muitos questionamentos.

Há sempre os dois lados. Pessoas envolvidas neste projeto relatam a pobreza e simplicidade de muitos alunos, que podem nem ser de conhecimento da maioria. Cidadãos que realmente não têm condições de adquirir uniformes e as crianças acabam utilizando outras roupas ou até mesmo usam calças e camisetas curtas, velhas. Situações como essa acabam criando desigualdade entre eles e defende-se que com essa mudança começam a proporcionar condições mais iguais entre os alunos.

Mas também se questiona o alto investimento quando ainda há muito o que fazer na estrutura das escolas, valorização de professores, quantidade de profissionais na Educação. Até mesmo porque a distribuição foi generalizada e feita no meio do ano, quando os pais já tinham comprado uniformes. Mediante um cadastro de famílias realmente carentes e que precisam dessa contribuição, muito poderia ser economizado. Talvez uma reestruturação desse projeto para os próximos anos.

Um leitor expôs na rede social que até mesmo denunciou ao Ministério Público essa ação, questionando se essa verba poderia sair da pasta da Educação, se o valor, que ultrapassa R$ 1 milhão, não poderia ser destinado a outros investimentos. Os leitores questionaram também o fato de quererem incluir Italiano como uma segunda língua nas escolas. É válido o investimento, pois investe nos alunos e futuros profissionais, que passam a ter mais oportunidades.

Mas o problema encontrado é o que vemos em todo o País, falta o básico. A população não aceita muito bem alguns investimentos quando não vê funcionar a Saúde - com exames que nunca saem, falta de atendimento ou burocratização do sistema – quando na Educação não há vagas para todas as crianças, quando é grande a dificuldade de investimento em estrutura para dar mais condições aos alunos -, na Segurança, marginais que são soltos porque o sistema penitenciário está falido... entre tantos outros problemas que queremos ver solucionados.