Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 08:06:31
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Opinião

Inédito: Sindimovec faz parte da direção do Comude

Pela primeira vez na história um sindicato de defesa dos trabalhadores tem representatividade na direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo. O Sindimovec compõe a mesa diretora com Adr

Inédito: Sindimovec faz parte da direção do Comude

Pela primeira vez na história um sindicato de defesa dos trabalhadores tem representatividade na direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo. O Sindimovec compõe a mesa diretora com Adriano Carlesso como 1º Secretário.

Para atender uma sociedade plural, um Conselho representativo, foi eleita a nova direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo – o Comude. “Essa nova gestão do Conselho procurou democratizar a direção dos trabalhos”, explica Adriano Carlesso. Após a eleição, que aconteceu na sala de reuniões do gabinete municipal de Campo Largo na última sexta-feira (28), a nova direção ampliou sua representatividade com alianças entre membros de sindicatos, associações, poder público e área educacional.

A nova composição da direção do Comude tem como presidente Bruno Boaron (representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo – AEACL); o vice-presidente é Eduardo Fernandes, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade; como 1º Secretário foi eleito Adriano Carlesso, representante dos trabalhadores do município; além do 2º Secretário, Professor Ricardo Carvalho Rodrigues, da Faculdade CNEC, que faz parte da área educacional.  

Histórico e expectativa
O Comude existe desde 2009 em Campo Largo nesse formato atual. O recém-empossado presidente, Bruno Boaron, explica que o novo Conselho tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do campo-larguense. Para Bruno, as alianças com diferentes entidades de classe servem para que exista pluralidade. Além disso, “com o plano de desenvolvimento econômico, que conseguimos finalizar lançado, vamos ter em mãos toda a cadeia produtiva da cidade, o que as empresas daqui precisam, o que os trabalhadores daqui precisam”. Para a direção do Sindimovec, um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico atuante pode ser determinante para o sucesso econômico da região.

No histórico do órgão, em Campo Largo, há importantes participações, como a luta ao lado de diversas entidades, para que o município recebesse o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que trabalha na qualificação profissional da classe trabalhadora. Outra participação importante foi na revisão do plano diretor da cidade, que ajuda no desenvolvimento econômico do município, além da fiscalização das obras das últimas estações de tratamento de esgoto da Sanepar que vieram para o município.

“Sem contar a criação do ‘Cidades Inovadoras – Campo Largo 2030’, em que o Comude teve papel fundamental. Projeto esse que ficou esquecido pela última gestão municipal, mas que volta com tudo agora”, finaliza Adriano Carlesso.