Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 07:19:48
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Opinião

Tradição

22-02-2010

Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região da Colônia Rebouça

Tradição

22-02-2010

Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região da Colônia Rebouças, em 1878, muitos necessitaram construir suas próprias residências e móveis. Os mais hábeis tornaram-se profissionais da arte de construir móveis, alguns dos quais verdadeiros artistas, escultores de madeira. O certo é que a colônia de certa forma herdou, dos pioneiros, o dom de construir móveis e alguns dos descendentes aprimoraram esta arte.
     São oriundos da Colônia Rebouças, os mais hábeis e tradicionais mestres construtores de móveis e artesãos da madeira, em Campo Largo. Ainda hoje, uma geração inteira de descendentes dos primeiros imigrantes trabalha em pequenas fábricas, produzindo móveis sob medida ou terceirizadas para grandes indústrias de móveis de Campo Largo e Curitiba. A arte passa de pai para filho, agregando sempre algum parente mais distante ou um vizinho. Na Colônia existem quatro pequenas indústrias de móveis.
Tradição
     Móveis Monte Carmelo, Evaristo Marochi, Móveis Nossa Senhora do Carmo e Indústria de Móveis Farlamérica, são as qua-tro indústrias ativas na Colônia. Cada uma tem uma peculiaridade, mas todas têm uma mesma raiz histórica, os primeiros imigrantes. A Reportagem foi conhecer de perto, a história de cada uma das fábricas e encontrou os Colatusso trabalhando na Monte Carmelo. A indústria foi fundada em 1979, por Serafim e Moacir Colatusso (pai e filho). Eles produzem móveis sob medida, desde jogos de quarto, sala e cozinha.
     A história da Monte Carmelo começou com a família Marochi, onde Serafim e Moacir aprenderam o ofício. Em 1979 começaram a trabalhar por conta própria e, hoje, contam com uma grande clientela, de Campo Largo e Curitiba, que sempre encomendam novos móveis.

A segunda fábrica visitada foi a Evaristo Antonio Marochi & Cia Ltda. Lá o mestre Evaristo, hoje com 82 anos, ainda trabalha de oito a dez horas por dia e ensina os jovens da família, o ofício de Marcenaria. Ela orgulha-se ao lembrar que há mais de 70 anos fabrica móveis, “desde criança, quando em Campo Largo não existia nenhuma marcenaria”, disse ele. Evaristo lembra que tem móveis seus, trabalhados, em Curitiba, Porto Alegre e até em Manaus. “Outro dia encontrei uma peça, numa loja de móveis antigos, a moça disse que era uma peça raríssima, produzida há mais de 30 anos por um mestre marceneiro da Colônia Rebouças, que já não trabalhava mais. Ela ficou admirada ao saber que foi eu quem fez aquele móvel, e que ao contrário, ainda trabalho”, disse.
     A especialidade do mestre Evaristo é o trabalho com entalhe. Peças muito trabalhadas, que exigem conhecimento e arte, são produzidas por ele, para enfeitar cadeiras, estantes, camas e outros móveis. Ele orgulha-se de ter formado muitos profissionais da área, e lembra, o “Serafim, da Monte Carmelo, trabalhou comigo 18 anos”.
     Outra indústria da Colônia Rebouças é a Nossa Senhora do Carmo, de Ricardo Sérgio Musial. Ele também produz sob medida, em madeira maciça e MDF. Há 33 anos ele comprou a fábrica do sogro, Marcos Marochi, e quase toda a sua produção é entregue na Móveis Campo Largo. Na sua mesa de trabalho, os projetos dos móveis, que ele segue à risca, mantendo a alta qualidade exigida pela indústria. Uma das maiores dificuldades que ele enfrenta é a falta de profissionais qualificados. Todos os funcionários são formados na própria fábrica, desde jovens.
     A Indústria de Móveis Farlamérica é a mais nova, tem apenas 18 anos de fundação. Ademocir Santo Bronholo, o proprietário, lembra que a indústria foi fundada pelo irmão Altevir e o tio José e que os profissionais contratados, naquela época, ensinaram os que hoje trabalham na fábrica. A produção é quase toda sob medida, com móveis em madeira maciça ou em MDF. “Quase toda a nossa clientela é de Curitiba, formada assim, de clientes que trazem outros clientes”, explica.
Serviço
Móveis Monte Carmelo - telefone 3649-1141.
Móveis Nossa Senhora do Carmo - 3649-3528.
Móveis Farlamérica - Telefone 3649-1109.