Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:37:26
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Política

Balsa Nova reduz despesas para investir em obras e serviços

Em quatro anos e meio de Administração conseguiu pavimentar quase todas as principais ruas do Município e melhorar os serviços nas áreas de Educação e Saúde.

Balsa Nova reduz despesas para investir em obras e serviços
Enxugar as despesas ao limite, para poder dispor de recursos para investir em obras e serviços em benefício da população. Esse é um dos “segredo” do prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa, que em quatro anos e meio de Administração conseguiu pavimentar quase todas as principais ruas do Município, e melhorar os serviços nas áreas de Educação e Saúde, não somente na sede, mas em todos os bairros, inclusive os mais distantes.
 
Em entrevista à Folha de Campo Largo, o prefeito destacou os aspectos perversos das crises econômica e política que o país atravessa, lembrando que o principal resultado desses problemas é a redução das receitas. “A crise trouxe incerteza, os investidores param de investir, à espera de tempos melhores, as indústrias e comércio cortam custos, demitem, o trabalhador compra só o essencial, a economia para, os municípios não conseguem arrecadar”, explicou o prefeito.
 
Enxugamento
“Nós temos que reduzir despesas, não podemos gastar mais do que arrecadamos, é como o cidadão em sua casa, em tempo de dificuldades, temos que adequar as despesas à receita”, explicou o prefeito. Mas a Administração Municipal de Balsa Nova parece ter feito o dever de casa, nos últimos anos. As ruas da cidade estão bem pavimentadas, há um ar de tranquilidade, segurança e uma boa movimentação no comércio local. O prefeito lembra que o Orçamento da cidade, em torno de R$ 51 milhões, representa cerca de R$ 4 mil por habitante/ano, valor considerado médio, entre os municípios do mesmo tamanho.
 
Balsa Nova é um município eminentemente agrícola; produz, hoje, principalmente soja e milho, mas também batata, feijão e outros alimentos. Mas a cidade também arrecada impostos gerados por grandes indústrias, como a de mineração e de cimentos, e a de processamento de grãos, como, a Ingredion, que processa Milho. Também é destaque na cidade a Cooperativa Bom Jesus, que investe na organização dos produtores agrícolas, transformando o Município num dos maiores produtores de cereais da região.
 
Turismo
O prefeito destaca, ainda, a capacidade de desenvolvimento da Indústria Turística de Balsa Nova. Explica que o Turismo na região é, predominantemente o de visitação, com destaque para a região do São Luiz do Purunã, nas pousadas e nas visitas a áreas históricas e dos atrativos naturais da Escarpa Devoniana. Ele disse que o trabalho da sua Administração, na melhoria da infraestrutura, tem contribuído para o desenvolvimento da indústria turística local. Ele lembrou, ainda, como exemplo, a realização, nesse final de semana, na região de São Luiz do Purunã, do evento do Jeep Clube, no antigo CTG de São Luiz do Purunã, com a atração prevista de mais de 1.500 pessoas.