Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:01:31
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Acupuntura

A acupuntura, técnica milenar chinesa, vem se mostrando cada dia mais eficaz e comprovando seus méritos.

Acupuntura

A acupuntura, técnica milenar chinesa, vem se mostrando cada dia mais eficaz e comprovando seus méritos em diversos tratamentos, de várias áreas da saúde.
     Cada vez está sendo mais credibilizada e mais pessoas estão passando a adotar a acupuntura como um método de prevenção e tratamento de vários problemas.
     O que muita gente não sabe, é que esta técnica pode ser realizada em todas as idades... inclusive crianças podem ser beneficiadas com os resultados da acupuntura.
     Como existem várias formas de atuação, a acupuntura pode ser realizada de diferentes maneiras, dependendo do paciente em questão.
     Fisioterapeutas especializados em acupuntura (medicina tradicional chinesa) podem realizar a técnica através da utilização de agulhas esterilizadas e descartáveis em pontos específicos do corpo (acupuntura sistêmica), através da colocação de sementes ou esferas em pontos específicos da orelha (acupuntura auricular), através da aplicação de laser nos pontos corporais (laser acupuntura), realizando pressão nos pontos corporais ou ainda através de equipamento eletromagnético. Em algumas destas técnicas não há necessidade de colocação de agulhas, o que já anima algumas pessoas que não gostam nem de pensar em realizar um tratamento com agulhas... apesar da acupuntura, mesmo com agulhas, não ser um tratamento doloroso. Estas técnicas podem ser realizadas isoladas ou associadas. Para crianças, ou pessoas que tenham medo de agulha existem as técnicas de acupuntura sem a utilização das temidas agulhas e com os mesmos benefícios...
     São muitas as indicações da acupuntura. Pode ser realizada para tratamento de praticamente todas as queixas; é claro, que após realizar avaliação prévia e detectar a origem do problema e a possibilidade de realização da técnica para o caso em questão; pois como todas as técnicas, também existem contra-indicações para se realizar a acupuntura. Por isso a importância de ser realizada por profissionais formados e qualificados para realizar a acupuntura, em qualquer uma de suas formas: sistêmica, auricular, laser, pressão ou magnética. Só assim, será possível atingir os resultados desejados sem intercorrências negativas.
     Algumas vezes, dependendo do problema de saúde, pode ser necessário manter ou associar medicamento.
Em crianças, podemos citar como indicações, prevenção e tratamento de insônia, problemas gastrointestinais: diarréia, constipação, cólicas, para melhorar o apetite, acalmar e tranqüilizar; tosse, dor de garganta, rinite, sinusite, entre outras queixas...
     É possível prevenir e tratar, mantendo a saúde em equilíbrio de maneira natural, realizando acupuntura (com ou sem agulhas...)

Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632