Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:49:23
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Aedes aegypti

Mobilização alerta sobre importância do combate ao Aedes Aegypti - transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya.

Aedes aegypti

11/02/2016

A Prefeitura de Campo Largo realizou na manhã do último sábado (06), uma grande mobilização alertando sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Chamada de «Hora H - Todos contra o mosquito da dengue», a ação foi concentrada na Praça Getúlio Vargas e seguiu pelo calçadão da XV de Novembro, onde uma dezena de profissionais e autoridades abordava quem passava pelo local sobre o combate ao mosquito. A atividade teve grande adesão popular.
“Nosso intuito é o conscientizar nossa população sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito, bem como sobre a importância de evitarmos a proliferação do mesmo. É nosso dever conscientizar a população e é dever da população cuidar do seu terreno para que não haja focos do mosquito”, comenta o prefeito Affonso Portugal Guimarães, uma das autoridades que participou da atividade.
A ação «Hora H - Todos contra o mosquito da dengue» aconteceu em todo o Estado. A ideia é que, ao mesmo tempo, todos os moradores das cidades vistoriassem seus imóveis para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do inseto.  “A prevenção e o combate ao mosquito é de grande importância para continuarmos mantendo Campo Largo longe da Dengue, Zika e Febre Chikungunya, e esta luta é uma responsabilidade de todos”, finaliza Virginia Prado Schiavon Ramos, uma das biólogas da Secretaria.
Desde agosto do ano passado, foram confirmados 3.444 casos em todo o Estado.

Área livre
Considerada área livre do mosquito, Campo Largo nunca teve um caso confirmado da doença. Por isso a importância de estar sempre alerta e promover ações de prevenção. Buscando isso, a Prefeitura não tem medido esforços e investimentos para uma grande divulgação a fim de manter estes números.
Atualmente, vários vídeos e dicas de combate são viralizados através das redes sociais do órgão. A campanha inclui ainda spots de rádio, posts e vídeos para whatsapp, faixas, mensagens em outdoor e propaganda volante em diversos pontos do município. A campanha envolveu até mesmo os foliões de carnaval, através do Bloco de Carnaval Xô Aedes.
Por fim, desde o início do mês toda a equipe da Vigilância em Saúde tem trabalhado arduamente para cumprir sua meta de visitar as 40 mil casas do município até o final de fevereiro. A equipe conta com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra, escoteiros e voluntários em geral.