Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 09:39:39
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

H1N1

Campo Largo sem registro de mortes pelo vírus A H1N1, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
 

H1N1

30/05/2016

Por Luis Augusto Cabral

Em Campo Largo, até esta quarta-feira (25), não havia nenhum registro de morte pelo vírus A H1N1, segundo informações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário, Gilmar Gionedis, disse à Reportagem da Folha de Campo Largo que foram notificados oficialmente 37 casos suspeitos de SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave, dos quais 22 em pessoas residentes em Campo Largo, mas desses somente quatro foram declarados positivos, causadas pelo A H1N1. Todos, entretanto, já receberam medicação antiviral (Tamiflu), evoluíram para cura e receberam alta hospitalar.

Disse, ainda, o secretário, que dos casos notificados em Campo Largo, 11 foram descartados, não sendo A H1N1, e sete ainda estão sob investigação. Os casos de morte que a população, através das redes sociais está apontando como causados pela gripe A, na realidade têm outras causas, inclusive casos graves de pneumonias adquiridas durante gripe comum. O secretário disse que a população não deve entrar em pânico, pois não há surto de Gripe A na cidade. Os casos que chegaram em Campo Largo são, em sua maioria, de pacientes que vêm de outros municípios para os hospitais da cidade.

Menina
O nível é alarmante nas redes sociais. Uma das publicações informa que uma menina de 12 anos teria sido internada no Hospital do Rocio com H1N1 e teria morrido no início da semana. A Secretaria Municipal de Saúde informou que “isso não é verdade”. Há, sim, segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, o caso de uma jovem de 12 anos, paciente de outro município, internada com suspeita de A H1N1 e que, por isso, está recebendo medicação antiviral (Tamiflu), está internada na UTI e seu estado é grave.  Os exames desta jovem foram encaminhados para o Lacen, Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde, que deverá ter o resultado em 30 dias. Espera-se que, nesse período, ela já tenha sido curada e recebido alta médica.

Providências
O secretário disse, também, que os hospitais são obrigados a notificar a Secretaria Municipal de Saúde, sobre qualquer caso suspeito de gripe A H1N1 e que não há, na cidade, nenhuma família em quarentena, conforme informações das redes sociais. “Estamos investigando inclusive sobre esse caso, no qual uma família estaria em quarentena”, explicou ele. Sobre esse caso, a médica Tais Lorenzetti, diretora clínica da Secretaria Municipal da Saúde, informou que visitou a família, na qual uma pessoa faleceu recentemente, mas seus familiares desconhecem as informações divulgadas nas redes sociais sobre o H1N1.

O secretário acrescentou, ainda, que a Secretaria de Saúde monitora os casos de internação de pessoas com SRAG em todos os Hospitais da cidade e que as amostras recolhidas são encaminhadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), unidade credenciada para realização de exames da gripe H1N1.  Os resultados são conhecidos em 30 dias.

Apesar de não haver nenhum surto, no Município, a Secretaria Municipal divulgou nota alertando a população, sobre a necessidade de todos adotarem medidas preventivas contra a Gripe. Segundo a nota, “é essencial lavar bem as mãos, com frequência, com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas”, explicou.