VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 13º | 21º
Quinta-feira | 23 de Novembro de 2017 14:50

No inverno invista no alho 13/05/16


Por: Ana Lúcia
Existem mais de 500 espécies bem diferenciadas de alho, planta da mesma família da cebola, cebolinha e alho poró. Ele vem sendo usado para fins terapêuticos ao longo dos últimos 5000 anos, é uma das plantas mais utilizadas como condimento em todo o mundo.
 
Allium sativum é uma planta herbácea, caracterizada por um bulbo (cabeça) dividido em dentes (bulbilhos). É um alimento funcional rico em alicina que possui ação antiviral, antifúngica e antibiótica, tem também, considerável teor de selênio agindo como antioxidante. Alguns compostos sulfurados presentes no alho possuem atividade hipotensora, hipoglicemiante, hipocolesterolêmica e antiagregante plaquetária, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. As demais substâncias encontradas no alho possuem atividade imunoestimulatória e antineoplásica (Corzo-Martínez et al., 2007).
 
Há milhares de anos o Allium sativum e seus extratos têm sido usados para tratar infecções. A maior concentração de fitoquímicos terapêuticos encontra-se nos bulbilhos. Centenas de fitoquímicos bioativos foram identificados sendo os de maior destaque os compostos sulfurados, presentes em quantidades três vezes maiores do que em outros vegetais como a cebola e o brócolis (Cutler & Wilson, 2004).
 
Além das atividades antiinflamatórias, o alho apresenta função antimicrobiana, e antiasmática. Entre estes compostos estudados, o mais importante é, sem dúvida, a alicina, responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo. E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta.
 
O alho deve ser consumido cru e logo após o preparo, para evitar a perda dos fitoquímicos. A quantidade a ser consumida não foi determinada, pois depende do fim terapêutico. Algumas entidades sugerem o equivalente a 1 dente de alho cru / dia, pela manhã.
 
926 visitas








Sua Opinião