Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 02:51:38
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Posto de saúde

Foi inaugurada oficialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cercadinho, em sede própria. A nova instalação possui consultório médico, sala ginecológica e sala odontológica distribu&ia

Posto de saúde

08/01/2016

Na manhã de quarta-feira (6), o prefeito Affonso Portugal Guimarães entregou para a população campo-larguense mais uma benfeitoria pensando na ampliação e melhora do atendimento de saúde ofertado no município. Foi inaugurada oficialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cercadinho. Juntamente com o prefeito, acompanharam a entrega o deputado Estadual Alexandre Guimarães, além de diversas autoridades e população. Foram investidos aproximadamente R$ 466 mil na construção do local.
De acordo com o prefeito, o novo espaço irá facilitar a vida das famílias que dependem do serviço. “Feliz em promover mais esta entrega para a nossa população. Tenho certeza que será de grande servia para a nossa cidade, pois vai permitir o desafogo de outras unidades básicas, principalmente a localizada no bairro Caratuva”, comenta a autoridade.
Anteriormente, a UBS do Cercadinho atendia em uma casa alugada. Com a construção da nova unidade, que é especialmente projetada para o atendimento à Saúde da Família, o bairro conta agora com um prédio próprio, sem mais custos de aluguel. A nova instalação possui consultório médico, sala ginecológica e sala odontológica distribuídas em 154 metros quadrados de área construída, além de estacionamento.
“Como médico, sei da importância e da necessidade de promover atendimento em quantidade e de qualidade para toda a população. A saúde sempre foi e sempre será uma das nossas prioridades e não iremos parar por aqui”, diz.
A particularidade da atividade ficou por conta do atendimento de alguns pacientes por parte do prefeito Affonso. Como médico pediatra, ele aproveitou a ocasião para atender algumas crianças, auxiliando o pediatra que atendia no local. “Sou médico pediatra e nunca deixei de exercer a profissão, pra mim é um prazer poder atender essas crianças”, relata.
Um dos pacientes atendidos foi o Brian, filho da moradora Michele Gonçalves. “Foi uma grata surpresa pra mim e pro meu filho abrir a porta do consultório e dar de cara com o nosso prefeito. Fiquei ressabiada no início, mas pude acompanhar o atendimento e verificar que ele é bom no que faz”, comenta a moradora. Para ela, a nova unidade será muito útil.
“Moro no bairro há dez anos e posso dizer com propriedade que essa nova unidade vai nos ajudar muito. Antes era tudo muito complicado, para qualquer simples atendimento clínico, pediátrico ou odontológico, tínhamos que nos deslocar até outras unidades. Graças a Deus, isso agora é passado”, finaliza.
Responsável por intermediar junto ao Governo Estadual a verba para equipar a unidade, o deputado Alexandre Guimarães finaliza externando seu contentamento em colaborar com Campo Largo e o seu povo. “Toda ajuda que intermediamos para o município é muito importante e muito comemorada, pois em tempos de crise, conseguir isto é uma vitória a mais. Eu podendo contribuir, dentro das minhas possibilidades como deputado, como representante da cidade de Campo Largo, não irei medir esforços para que possamos avançar”, conclui.
Além desta, o parlamentar ainda auxiliou na intermediação de duas novas vans para o transporte de pacientes no município, bem como na aquisição de cinco kits no valor de 115 mil reais cada para a modernização da estrutura de algumas UBS da cidade. Até o final do ano, mais duas novas ambulâncias também serão direcionadas para Campo Largo.
Unidade de Saúde Vila Glória
Além da unidade do Cercadinho, nos próximos dias será entregue mais uma unidade, no bairro Vila Glória. A unidade passou por reforma e ampliação, que permitiu o avanço de “Porte 01” para “Porte 02”, que na prática, significa mais uma equipe completa de Estratégia de Saúde da Família atendendo no local.
Com duas equipes, foi ampliada a capacidade e o atendimento ganhou ainda mais qualidade. Além de novas salas, um novo consultório odontológico foi construído.