Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 07:16:47
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Problemas na visão são comuns durante a gravidez

Problemas na visão são comuns durante a gravidez

06/05/2016

Alterações hormonais que fazem a mulher inchar, enjoar e mudar de humor durante a gestação também podem provocar desde um desconforto nos olhos até problemas de visão da criança. Por isso, Marcia Beatriz Tartarella, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), alerta para alguns sintomas.

A sensibilidade à luz, coceira e vermelhidão nos olhos podem ser causados pelas alterações hormonais e podem ser usados colírios para ajudar, com orientação do ginecologista. A retenção de líquido e aumento de peso podem alterar a espessura e formato da córnea, deixando a visão distorcida e podendo alterar o grau para quem utiliza óculos.

Devido ao aumento da pressão arterial, pode ocorrer o aparecimento de manchas ou pontos pretos no campo de visão. Esse quadro é um pouco mais grave, já que pode evoluir para convulsões e colocar em risco mãe e bebê.

A Toxoplasmose pode ser pouco prejudicial à gestante, mas afeta o bebê em formação. O parasita pode atravessar a placenta, causando malformações e até deficiência visual. A visão do feto também pode ser prejudicada quando contraída Rubéola. É preciso muito cuidado quando a mulher tem Herpes genital, doença sexualmente transmissível, pois na hora do parto uma ferida pode romper e contaminar o bebê, com risco de perda parcial de visão.