Sabado às 27 de Abril de 2024 às 12:58:06
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

Respirar pela boca

Crianças que respiram pela boca podem estar sofrendo uma Síndrome. Odontopediatra explica os problemas que podem ser causados.

Respirar pela boca

13/10/2016

Respirar pela boca pode fazer com que a criança durma mal, tenha um rendimento menor na escola, fique mais agitada, entre outras consequências que podem estar sendo causadas pela Síndrome do Respirador Bucal. A odontopediatra Dra. Andrea Campos, da Ortofix, explica que a Síndrome pode ocorrer devido a adenoides, desvio de septo ou inflamação da membrana basal, por exemplo.

Nesses casos, durante a inspiração e expiração o ar só passa pela boca e o palato (céu da boca) vai se moldando de forma mais estreita e profunda, comprometendo o correto desenvolvimento. Isso também pode ser causado pelo uso de chupeta e chupar os dedos.

A Dra. Andrea detalha que após o diagnóstico pode ser necessário o encaminhamento do paciente ao otorrinolaringologista para solucionar a obstrução nasal e talvez até mesmo encaminhar à fonoaudióloga para reabilitar a musculatura e estimular a prática de exercícios respiratórios para reeducar quanto à respiração. “Com a atividade aérea nasal aumentada haverá uma influência favorável no crescimento de estruturas ósseas adjacentes”, orienta a odontopediatra.

O uso de um aparelho disjuntor pela criança se faz necessário para correção de mordida cruzada provocada pelo comprometimento do crescimento maxilar. “Assim promove a modificação da arcada para melhor acomodar a língua, os futuros dentes permanentes, ajuda no padrão correto de respiração e crescimento dos maxilares”, explica Dra. Andrea.

Contato
Ortofix - Odontologia Especializada | Rua Desembargador Clotário Portugal nº 899 sala 05, Centro Comercial Antares | Fone: (41) 3032-1006.