Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 05:13:59
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

SOL- SAÚDE NA MEDIDA CERTA 05/09/2013

SOL- SAÚDE NA MEDIDA CERTA 05/09/2013

05/09/2013

A vitamina D pode ser proveniente de alimentos ou ser sintetizada na pele, quando estimulada por raios solares ultravioleta. Estima-se que 30 minutos de banho de sol no verão sejam suficientes para a produção de cerca de 20.000 UI, o equivalente ao encontrado em 200 copos de leite. Sendo assim, a exposição solar tem maior impacto sobre o estado nutricional para este nutriente que sua ingestão dietética. Em países tropicais como o Brasil, a exposição ao Sol deveria garantir bom aporte de vitamina D, prevenindo sua carência. Porém, mesmo em países onde incidem grandes quantidades de raios solares, a deficiência desta vitamina tem grande prevalência. Os hábitos do mundo moderno, como passar a maior parte do tempo em locais fechados e usar excessivamente bloqueadores solares podem explicar tal fato. Em meio a uma verdadeira epidemia mundial, a deficiência de vitamina D tem sido alvo de publicações na mídia em geral.

Duas formas químicas têm atividade de vitamina D: o ergocalciferol (D2), produzido sinteticamente através de esteróis vegetais e fúngicos e colecalciferol (D3), produzido na pele humana e presente em alimentos de origem animal. Em ambos os casos, para agir, a vitamina deve ser transformada no fígado em 25-hidroxivitamina D, principal forma circulante, e ser novamente hidroxilada no rim, tornando-se 1,25-dihidroxivitamina D, forma mais ativa da vitamina. As principais funções deste composto são regular a homeostase do cálcio e modular as ações do sistema imunológico.

Sabe-se que bons níveis de vitamina D podem prevenir osteoporose e fraturas. Porém, para uma boa saúde óssea não só a vitamina D e o cálcio são importantes, mas também o magnésio, o zinco, o manganês, as vitaminas K e C, entre outros nutrientes.

Menos conhecida pela população, porém, não menos importante, é a ação da vitamina D sobre o sistema imune.

Importante destacar que a maioria das células e tecidos no corpo possui receptores para vitamina D, que estimula a transcrição nuclear de diversos genes para alterar a função celular ou promover uma rápida resposta nas membranas celulares. Esta vitamina possui potente ação antiinflamatória e previne reações imunológicas exacerbadas, relacionadas à fisiopatologia de diversas doenças.

O aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina D como ovos, peixes e mariscos, e a exposição solar sem protetores em horários seguros por alguns minutos diariamente, podem prevenir a deficiência desta vitamina e os sérios danos à saúde causados por esta.

(Fonte Bibliográfica: - COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. Manole /09.   - RevSaúde , Out./12)