26-08-2011
A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite segue em todas as Unidades Básicas de Saúde. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu orientações da regional para prorrogar a vacinação, pois o índice estadual de adesão à campanha continua menor que o esperado. Campo Largo vacinou 81,34 % das crianças, de 0 a 5 anos incompletos. A meta municipal é imunizar 7.960, ou seja, 85% dos pequenos de Campo Largo.
Em paralelo com a campanha da pólio segue a vacinação contra o sarampo, até o dia 16 de setembro. A meta campo-larguense é aplicar a dose em 9.368 crianças de 0 a 7 anos. Em todo o Estado foram destinadas mais de um milhão de doses da vacina injetável tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
A vacinação é o meio mais eficaz para evitar estas doenças. Elas são contraindicadas somente para crianças que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores; apresentem imunodeficiências congênitas ou adquiridas (tumores sólidos ou hematológicos); estejam em tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou tenham infecção sintomática pelo HIV. Em caso de dúvida os pais ou responsáveis deverão confirmar com o pediatra se há contraindicação ou se a vacina deverá ser adiada por tempo determinado.