Sabado às 03 de Maio de 2025 às 01:05:10
Saúde

Saúde

06/07/2013

Secretaria Municipal da Saúde garante medicamentos nos postos

Saúde

06/07/2013

Após inúmeras reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde, contra a falta de medicamentos nos postos, a Reportagem da Folha procurou o secretário Alexandre Xavier, para que ele informasse sobre quais as providências que estão sendo tomadas. Reunido com diretores da Saúde, o secretário explicou que os problemas emergenciais de falta de medicamentos já estão solucionados, e que até o dia 22 de agosto a Prefeitura deverá receber os novos lotes, com 1.600 itens, acabando definitivamente com a falta dos remédios nos postos.

Ele argumentou que a falta de medicamentos foi provocada por uma série de fatores ligados à licitação para a contratação dos fornecedores. A compra emergencial de alguns itens já foi feita e a Prefeitura recebeu, na semana passada e nesta, quatro cargas de remédios, que já estão nas farmácias dos postos de Saúde. Outra reclamação, a falta de leites especiais, como o Aptamil, o secretário informou que também já está suprido o estoque, na Farmácia Especial.

Quanto ao problema de demora na liberação de laudos de Raios X, o secretário informou que o médico que atuava no setor, voltou de férias e pediu demissão. O processo de contratação de novo médico demorou e, agora, os laudos já estão sendo liberados.

Outra questão levantada pelo secretário é sobre o recadastramento obrigatório dos usuários da Farmácia Especial de Campo Largo. Todos devem ir ao NIS III entre os dias 15 de julho a 15 de agosto. A atualização será realizada na sala do Serviço Social (sala 3), das 8h às 13h, com distribuição de senhas. Quem não comparecer para atualização terá o cadastro cancelado. O principal objetivo do recadastramento, segundo ele, é eliminar duplicidades, para que cada pessoa conste apenas uma vez no cadastro.

Para o recadastramento, o paciente adulto precisa levar Documento de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e receita atualizada do SUS. Os documentos devem ser originais e, para quem recebe Tiras de Glicemia, também deve-se apresentar a receita atualizada da Insulina.

O secretário adiantou que os usuários do SUS podem, e devem, ligar para a Farmácia Especial, 3392-4765 e, quando houver qualquer problema, ligar para a Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-641-3377.