Dois cidadãos, José Canisso e João Féder, e duas empresas, a lojas Spack e a Trojahn & Toppel, foram homenageados na noite da última quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Campo Largo.
29/04/2016
Por Luis Augusto Cabral
Dois cidadãos, José Canisso e João Féder, e duas empresas, a lojas Spack e a Trojahn & Toppel, foram homenageados na noite da última quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Campo Largo. Canisso recebeu (in memorian) o título de Cidadão Honorário; João Féder, Cidadão Benemérito; a loja Spack, Honra ao Mérito pelos seus 57 anos e a empresa Trojahn & Toppel, Honra ao Mérito pelos seus dez anos de fundação.
Os quatro títulos foram propostos pelo vereador Junior Torres, que destacou, em seus discursos, o trabalho e a vida de cada um dos cidadãos e a importância das duas empresas para a economia da cidade. O evento contou com a presença de representantes da Fiep - Federação das Indústrias do Paraná, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Lelis Bonilha, sindicalistas, familiares dos homenageados, diretores e funcionários das duas empresas.
Canisso
A história de vida de José Canisso, o primeiro homenageado da noite, com o título de Cidadão Honorário, confunde-se com a história recente de Campo Largo, da luta em defesa das indústrias locais, da implantação do gasoduto da Compagas, que alimenta dezenas de indústrias de louça, cerâmica e porcelana, da cidade, da criação da Feira da Louça e da guerra contra a louça e porcelana importadas da China, que sufocavam a indústria local.
O vereador lembrou a sua proximidade com Canisso, a quem tinha como um pai, que o ensinou e o incentivou a trilhar o caminho da política. Destacou a luta incansável de Canisso, durante 12 anos, pela aplicação de taxa antidumping à louça importada da China e lamentou não ter entregue pessoalmente, no final do ano passado, o título a José Canisso. “Ele adoeceu em dezembro de 2014 e faleceu em janeiro último”, disse com a voz embargada de emoção. A comenda foi entregue a uma filha de José Canisso.
Féder
O segundo homenageado da noite, João Féder, com título de Cidadão Benemérito, nasceu em Campo Largo, tornou-se jornalista, advogado, radialista, professor universitário e autor de várias publicações. Foi conselheiro do TCE – Tribunal de Contas do Estado por 33 anos e presidente da instituição em três gestões. O vereador destacou a importância da homenagem prestada pela cidade a esse ilustre cidadão, lembrando que João Féder, apesar de ter vivido a maior parte da sua vida em Curitiba, onde se destacou profissionalmente, casou e criou os filhos, nunca esqueceu suas origens e visitava, periodicamente, a cidade.
O filho de João Féder, Jean, também jornalista como o pai, foi quem representou a família, lembrando a trajetória de toda a família Féder, da luta pela sobrevivência e da vitória do seu pai e tios, após a morte prematura dos avós. Destacou o imenso carinho que o pai tinha com Campo Largo e disse que João Féder era tão campo-larguense, que consta na sua biografia que ele foi um dos fundadores do Fanático, um dos maiores clubes de futebol da cidade. Jean também não conteve a emoção, ao finalizar o seu discurso, pela lembrança da morte recente, do pai.
Trojahn
O título de Honra ao Mérito para a empresa Trojahn & Toppel foi outorgado pela Câmara Municipal pela importância da empresa, que foi fundada há dez anos e que, hoje, é uma das maiores empresas do gênero (limpeza, conservação e terceirização de mão-de-obra) do Sul do país, com negócios em mais de 400 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fernando Galarza, representante da empresa na solenidade, disse da satisfação da Trojahn e Toppel, pelo título, destacando que ao completar 10 anos, a empresa já contratou mais de 15 mil trabalhadores e que, hoje tem mais de 1.800 colaboradores nos mais de 400 municípios onde atua. “Temos qualidade e preço, temos a competitividade, a ética e a disposição de trabalho de Campo Largo”, explicou ele.
Spack
A última homenageada da noite foi as lojas Spack, pelos servidos prestados à cidade nos últimos 57 anos. O vereador lembrou que a Lojas Spack, que nasceu na Vila Bancária, cresceu e se transformou em uma das maiores empresas comerciais da cidade, instalando-se em dois espaços de uma das principais avenidas de Campo Largo, a Marechal Deodoro. Destacou que o diferencial das lojas Spack nasceu com ela, a variedade de produtos, a qualidade e a confiança no consumidor, que fez com que a empresa atravessasse todas as grandes crises econômicas, crescendo sempre. Fernando Spack foi quem representou a empresa e agradeceu a homenagem.