Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 06:01:05
Geral

CESF recebe mais de 1.200 candidaturas para cursos técnicos

Os cursos são liberados pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), totalmente gratuitos e permitirão que 120 pessoas tenham uma formação profissional

CESF recebe mais de 1.200 candidaturas para cursos técnicos

A abertura dos cursos técnicos de Enfermagem e Formação de Docentes no Colégio Estadual Sagrada Família despertou o interesse de pelo menos 1.200 pessoas em todo o município. Os cursos são liberados pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), totalmente gratuitos e permitirão que 120 pessoas tenham uma formação profissional.

Para o curso de Técnico em Enfermagem foram disponibilizadas 40 vagas, para as quais o candidato deveria ter concluído o Ensino Médio e 18 anos completos no início do curso. Para esse curso foram quase mil candidaturas, ou seja, 25 candidatos por vaga. “Ficamos felizes, pois pudemos perceber que estamos contribuindo para a formação profissional dos cidadãos de Campo Largo, que buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho. Lembro de reforçar para que os selecionados para assumir a vaga se dediquem e não desistam no meio do caminho, pois as etapas para seleção foram bem árduas e competitivas”, diz Irmã Lucia, diretora do CESF. O curso terá duração de um ano e o início está previsto para o dia 19 de fevereiro de 2018.

A seleção é feita por meio de uma resolução previamente enviada pela SEED e pela Secretaria Estadual de Educação e Trabalho, que normatiza todo o andamento do processo, este que foi realizado em três etapas. A primeira fase consistia em análise das notas, em que foram levados em consideração para o Técnico em Enfermagem de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Biologia. Já para o Formação de Docentes, que ainda estão em idade escolar, pois não completaram o Ensino Médio, foram analisadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática.

Foram levados em consideração se o candidato estudou sempre em escola pública - sendo que esse tinha preferência - e também a renda familiar. Na segunda fase foram realizadas provas e na terceira foram as entrevistas. Para o curso de Técnico em Enfermagem houve candidaturas de pessoas entre 18 e 55 anos.

Curso estava destinado ao CEP

O curso de Técnico em Enfermagem estava destinado para o Centro de Educação Profissional (CEP), liberado em audiência pública realizada há alguns anos na cidade, momento em que foram votados os cursos profissionalizantes para a cidade. A obra do CEP foi embargada pelo Ministério Público, mas os materiais do laboratório foram para a SEED, que não podia ficar com os equipamentos e necessitavam de um espaço para realizar o curso.

O CESF prontamente se disponibilizou e teve preferência, pois já atuava com a Formação de Docentes, que é profissionalizante, e realizou todos os trâmites legais para a abertura do curso na cidade. Com as reformas do CESF foi possível disponibilizar uma sala, que anteriormente era a sala dos professores, para a montagem e adequação do laboratório, que está sendo reformada para receber os equipamentos.

Poderão ser professores, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, que serão contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). No final do mês de novembro, estará disponível um edital no site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, no qual esses profissionais, que tenham qualificação para a docência, poderão se candidatar às vagas.

11 anos de Formação de Docentes

O curso de Formação de Docentes foi reaberto em 2006 e já vai para o seu 12º ano consecutivo de funcionamento. Nesse ano foram disponibilizadas 80 vagas para candidatos que terminaram o Ensino Fundamental em 2017 e ingressarão para o Ensino Médio em 2018. O curso apresenta a grade de Ensino Médio e Ensino Profissionalizante integrados, ao longo de quatro anos.

É necessário disponibilizar pelo menos um dia da semana para o Estágio Supervisionado, disciplina que acontece em contraturno. O aluno que finaliza o curso de Formação de Docentes sai com formação para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nível exigido em alguns concursos realizados por Prefeituras, para atuar em escolas e creches.

Ajuda

O CESF está passando por uma série de reformas e melhoramentos em sua estrutura para garantir que os serviços sejam prestados com a maestria de sempre, a APMF pede para que alunos e ex-alunos que queiram contribuir com essa construção participem doando qualquer quantia em dinheiro para a conta feita na Caixa Econômica Federal AG 0358 CP 013 48951-0. Vale ressaltar que a Congregação Sagrada Família contribui mensalmente para a reforma do Colégio, mas o dinheiro arrecadado ainda é insuficiente para os gastos.