Sabado às 19 de Julho de 2025 às 07:09:11
Geral

Vinícola de Campo Largo recebe prêmio do Concurso Mundial de Bruxelas/Brasil

As degustações, às cegas, foram realizadas do dia 03 a 06 de abril em Recife e quase 550 amostras de bebidas de todas as regiões do Brasil foram avaliadas pelos jurados, sendo 178 de vinhos - incluindo espumantes, brancos

Vinícola de Campo Largo recebe prêmio do Concurso Mundial de Bruxelas/Brasil

Uma quebra de paradigmas, que mostra a qualidade da uva produzida no Paraná, em especial Campo Largo. Dois espumantes da Vinícola Legado - localizada onde antigamente era a Campolat, na região do Miqueleto – foram premiados com medalhas ouro e prata na 16ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas - Brasil.

As degustações, às cegas, foram realizadas do dia 03 a 06 de abril em Recife e quase 550 amostras de bebidas de todas as regiões do Brasil foram avaliadas pelos jurados, sendo 178 de vinhos - incluindo espumantes, brancos, rosés e tintos. Segundo José Luiz Marcon Filho, responsável técnico da Vinícola, esse é o resultado de um trabalho realizado desde 2006 na propriedade, o que inclui estudo de solo, de manejo de planta e técnicas enológicas. A uva que produzem é a Viognier. Essa foi a primeira participação da Legado neste Concurso.

Os espumantes premiados foram o Flair Nature 2015 Método Champenoise Millésime 2015 – medalha de ouro – e o Flair Brut 2015 Método Champenoise Millésime 2015 – medalha de prata. José explica que o Flair Nature é um espumante seco com a máxima representatividade da uva, sem adição de açúcar para exacerbar a qualidade do terroir. “O Flair Brut é um espumante complexo, com cremosidade marcante, bem frutado, presença suave das leveduras e acidez equilibrada”, completa.

Sobre o evento, José conta que o que mais chamou a atenção dos jurados foi o salto de qualidade nos produtos em relação aos outros anos. Na Legado, diz que prezam pela qualidade, não quantidade, como uma vinícola boutique. Produzem dez mil garrafas ao ano, sendo lotes de 500 a duas mil garrafas, de branco, tinto e espumante, entre os nove produtos da Vinícola. O foco é o mercado local, mas também vendem para o Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Ele detalha que são premiados apenas 20% das amostras enviadas, por isso para eles é uma grande honra esta conquista. Já receberam outros prêmios, como o de Vinícola Revelação do Ano na Expovinho Brasil realizada em setembro do ano passado no Rio de Janeiro, quando concorreram com mais de 40 vinícolas.