Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 04:04:02
Geral

Alunos do Itambezinho desenvolvem jornal mensal

A Escola Municipal do Campo Luiz Rivabem e o Colégio Estadual Sebastião Cardoso Leal participam de vários projetos, entre eles o Ler e Pensar da GRPCOM, que culminou na elaboração de um jornal mensal e que leva o n

Alunos do Itambezinho desenvolvem jornal mensal

A Escola Municipal do Campo Luiz Rivabem e o Colégio Estadual Sebastião Cardoso Leal participam de vários projetos, entre eles o Ler e Pensar da GRPCOM, que culminou na elaboração de um jornal mensal e que leva o nome de “Jeito - Jornal Escolar do Itambezinho”. A iniciativa partiu da diretora da escola, Ana Paula da Silveira, e da pedagoga do colégio, Kássia Wiezzer, juntamente com professoras inscritas no projeto.

As escolas farão a confecção do jornal mensal, dentro do pilar Pela Mídia, sugerido pelo próprio projeto, de forma que contemple outros trabalhos realizados no decorrer das aulas, conforme os encaminhamentos de cada professor participante. No jornal também estão incluídos outros projetos que ocorrem no espaço das escolas, como Geração Consciente, Abordando Legislação e Formação para a Cidadania; além de trazer informações sobre o Museu da Escola Paranaense, apresentando a história das escolas da comunidade, com a participação de uma equipe multidisciplinar, com a educação das relações étnico-raciais e das temáticas das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas.

Na editoria Momento Pedagógico são apresentados alguns dos trabalhos realizados pelos docentes nas diferentes turmas e exposições dos trabalhos elaborados pelos alunos. Os temas da atualidade são abordados de forma simples na seção Entenda um Pouco Mais, com o objetivo de possibilitar a compreensão de alguns assuntos que aparecem na mídia de forma pontual.

Alguns informativos da comunidade, bem como a valorização da cultura local, estarão sempre na Editoria Itambezinho. Os alunos podem falar diretamente com o leitor por meio da editoria Eu Indico, na qual há sugestões de livros, filmes e materiais. Na parte dos aniversariantes, são colocados os nomes dos alunos, professores e colaboradores das escolas.

O espaço aberto é livre para sugestões de toda a comunidade, apresentação e exposição de criações de alunos, pais, funcionários e outros moradores. Desenhos, artesanato, passatempos, poemas e tudo mais que a criatividade permitir pode ser publicado pelo jornal.

As edições dos jornais ficarão em exposição no espaço aberto comum das escolas, nas salas de aula, sala dos Professores de ambas escolas e serão disponibilizadas para que os alunos levem para casa, onde farão a leitura em família.