A Cocel finaliza a primeira etapa do projeto de substituição das luminárias tradicionais por modelos led. 30 km do anel central já está pronto e apresenta grande diferença
A iluminação pública de Campo Largo está se tornando referência em todo o país pela eficiência que está sendo obtida. A Companhia Campo-larguense de Energia – Cocel finalizou a primeira etapa do projeto que consiste na substituição das luminárias tradicionais por modelos led – que têm melhor luminosidade e são mais econômicas. Entre março e setembro, 767 novas luminárias foram instaladas - mais de 30 quilômetros de vias do anel central já contam com iluminação eficiente. Nas próximas etapas a iluminação em led deve ser instalada nas principais vias de acesso aos bairros mais populosos.
O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressalta que o resultado deste projeto foi ainda melhor que o esperado devido ao sucesso da licitação para aquisição dos novos equipamentos, que teve grande deságio no valor de abertura. “Conseguimos reduzir de forma significativa o valor pago nas novas luminárias em relação ao orçamento original, o que possibilitou que esta primeira etapa fosse ampliada de 640 para 767 luminárias substituídas” – explica Chemin. Para o diretor, investimentos que proporcionem benefícios a todos os campo-larguenses são prioridade para a Cocel. “Optamos em realizar um Projeto de Eficiência Energética com resultados que serão percebidos por toda a comunidade por muitos anos. Investimentos na modernização da iluminação pública e nos demais equipamentos da rede de distribuição de energia para proporcionar cada vez mais qualidade no serviço prestado à população são o foco da Companhia” – completa Chemin.
A economia das novas lâmpadas de led em relação às convencionais é de 51,72% - o que equivale a aproximadamente R$ 365,00 economizados por ano para cada luminária substituída. Os novos equipamentos proporcionam ainda maior luminosidade e melhor percepção das cores, possibilitando que o espaço público seja mais bem aproveitado e contribuindo para a segurança.
Esta primeira etapa foi realizada através do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Como determina a legislação o projeto da Cocel precisou ser apresentado à agência reguladora para aprovação. A apresentação foi feita em 2017 e a Companhia obteve aprovação para execução poucos meses depois.
A responsável pelo PEE da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, ressalta que a modernização da iluminação pública traz benefícios a toda comunidade. “O uso desta nova tecnologia é um grande avanço. A iluminação mais eficiente reduz um custo que é pago pelos contribuintes, trazendo benefícios para todos. Pouquíssimos municípios em todo o país conseguiram executar um Projeto de Eficiência Energética de forma tão intensiva como Campo Largo” – explica Kotovicz.
As próximas etapas serão realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo. O processo de aquisição de 2.200 luminárias led já está em andamento e as novas substituições devem iniciar ainda este ano.
Quando a instalação destas novas luminárias for finalizada a economia chegará a cerca de R$ 725 mil ao ano – valor que poderá ser investido na ampliação do projeto e em outras melhorias na iluminação pública. O diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, explica que diversos estudos são realizados para definição sobre quais vias serão contempladas. “Quanto maior o trânsito de veículos e pedestres maior será a prioridade. Instalamos diferentes modelos de luminárias led em alguns bairros para testarmos qual equipamento é o mais adequado para cada tipo de rua, para garantir a máxima eficiência com as substituições” – explica Krzyzanovski.