Domingo às 11 de Maio de 2025 às 08:48:34
Geral

Campo Largo terá o primeiro representante na diretoria da OAB Paraná

A OAB Paraná terá como conselheiro, a partir do ano que vem, o advogado Ivo Cezário Gobbato de Carvalho, primeiro representante de Campo Largo na diretoria

Campo Largo terá o primeiro representante na diretoria da OAB Paraná

O atual presidente da OAB Subseção Campo Lar­go, Ivo Cezário Gobbato de Carvalho, será um dos conselheiros - a partir do início do ano que vem - da diretoria da OAB Paraná, assumindo grande e im­portante responsabilidade. Em Campo Largo, a atual vice­-presidente, Patricia Schmidt, fez ao lado dele um ótimo tra­balho e foi eleita pela maioria dos advogados da cidade para continuar os projetos e trazer uma renovação, com maior parte da diretoria que atuará pela primeira vez na Subseção.

“Na qualidade de Conselheiro, além de contribuir para o fortalecimento da advocacia em todo o Paraná, para Campo Largo que conquistou pela primeira vez a vaga no Conse­lho efetivamente, serei mais uma voz da subseção para bus­car melhorias e atender os anseios da classe. Aliado com a nossa futura presidente Patricia Schmidt, tenho certeza que conseguiremos buscar muitos avanços, quer sejam na es­trutura de nossa sede, salas de advogados, como na defesa dos direitos de prerrogativas”, declarou Ivo.

Ele fez parte da Chapa XI de Agosto, eleita na quinta­-feira (22), da qual o candidato a presidente era o advoga­do Cassio Telles, que assume no próximo ano. Cassio já foi presidente da OAB Subseção Pato Branco, de onde é natu­ral, também já foi vice-presidente da OAB Paraná e conse­lheiro Federal – através da qual exerceu a função de presi­dente da Comissão de Prerrogativas.

Os cargos integrantes da diretoria são de exercício gratui­to, considerado um serviço público relevante. Cabe aos con­selheiros fiscalizar a aplicação da receita, apreciar o relatório anual e deliberar sobre o balanço e as contas de sua direto­ria, das subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, além de julgar, em grau de recursos, as questões decididas por seu Presidente, por sua Diretoria, pelo Tribunal de Ética e Disciplina, pelas Diretorias das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, também compete ao Conselho Seccional e consequentemente ao conselheiro, a edição do Regimento Interno e Resoluções, além de criação das Sub­seções e a Caixa de Assistência dos Advogados.

Cassio declarou que lutará por uma defesa muito for­te de prerrogativas profissionais, quer levar à frente o proje­to da advocacia dativa, fazer um projeto de atualização da ad­vocacia, de descoberta de novos mercados onde a advocacia possa atuar; como também quer a capacitação da advocacia iniciante, preparando os profissionais com cursos práticos do dia a dia da atividade em fóruns, em delegacias, nos tribunais, em conselhos de contribuintes, tribunais de contas. Anunciou, ainda, que vai combater o ensino jurídico à distância, o curso de tecnólogos jurídicos, a proliferação de novos cursos de di­reito e fiscalizar aqueles já existentes. Destaca que irá ampliar a ideia dos escritórios compartilhados, entre outros projetos.

Legado em Campo Largo

Ivo enfatiza que a atual gestão – em que ele era o presidente - priorizou uma OAB para o advogado e para a Sociedade, aonde no primeiro ano de gestão já ideali­zaram e realizaram junto com o Ministério Público e enti­dades do Município uma Audiência Pública sobre Segu­rança Pública.

A OAB Subseção Campo Largo registrou uma parti­cipação ativa junto ao Conduma, Comude e Conselho da Comunidade; inaugurou uma sala ampla e moderna no Fórum Cível de Campo Largo para atendimento aos ad­vogados; e teve um importante marco que foi o Convênio com o Município de Campo Largo e Balsa Nova para in­gresso de ações para pessoas carentes, bem como plan­tão para defesa das pessoas carentes junto ao convênio da Advocacia Dativa.

“Inauguramos a sede nova da Subseção e criamos o espaço de convivência dos advogados, onde disponibi­lizamos aos advogados e seus familiares um espaço to­talmente equipado para confraternizações, aniversários, dentre outros”, destaca Ivo. Entre as ações, citou também as campanhas de Natal, de agasalhos para entidades ca­rentes, e a participação e desenvolvimento da campanha Vote Consciente em parceria com a Acicla.