A OAB Paraná terá como conselheiro, a partir do ano que vem, o advogado Ivo Cezário Gobbato de Carvalho, primeiro representante de Campo Largo na diretoria
O atual presidente da OAB Subseção Campo Largo, Ivo Cezário Gobbato de Carvalho, será um dos conselheiros - a partir do início do ano que vem - da diretoria da OAB Paraná, assumindo grande e importante responsabilidade. Em Campo Largo, a atual vice-presidente, Patricia Schmidt, fez ao lado dele um ótimo trabalho e foi eleita pela maioria dos advogados da cidade para continuar os projetos e trazer uma renovação, com maior parte da diretoria que atuará pela primeira vez na Subseção.
“Na qualidade de Conselheiro, além de contribuir para o fortalecimento da advocacia em todo o Paraná, para Campo Largo que conquistou pela primeira vez a vaga no Conselho efetivamente, serei mais uma voz da subseção para buscar melhorias e atender os anseios da classe. Aliado com a nossa futura presidente Patricia Schmidt, tenho certeza que conseguiremos buscar muitos avanços, quer sejam na estrutura de nossa sede, salas de advogados, como na defesa dos direitos de prerrogativas”, declarou Ivo.
Ele fez parte da Chapa XI de Agosto, eleita na quinta-feira (22), da qual o candidato a presidente era o advogado Cassio Telles, que assume no próximo ano. Cassio já foi presidente da OAB Subseção Pato Branco, de onde é natural, também já foi vice-presidente da OAB Paraná e conselheiro Federal – através da qual exerceu a função de presidente da Comissão de Prerrogativas.
Os cargos integrantes da diretoria são de exercício gratuito, considerado um serviço público relevante. Cabe aos conselheiros fiscalizar a aplicação da receita, apreciar o relatório anual e deliberar sobre o balanço e as contas de sua diretoria, das subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, além de julgar, em grau de recursos, as questões decididas por seu Presidente, por sua Diretoria, pelo Tribunal de Ética e Disciplina, pelas Diretorias das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, também compete ao Conselho Seccional e consequentemente ao conselheiro, a edição do Regimento Interno e Resoluções, além de criação das Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados.
Cassio declarou que lutará por uma defesa muito forte de prerrogativas profissionais, quer levar à frente o projeto da advocacia dativa, fazer um projeto de atualização da advocacia, de descoberta de novos mercados onde a advocacia possa atuar; como também quer a capacitação da advocacia iniciante, preparando os profissionais com cursos práticos do dia a dia da atividade em fóruns, em delegacias, nos tribunais, em conselhos de contribuintes, tribunais de contas. Anunciou, ainda, que vai combater o ensino jurídico à distância, o curso de tecnólogos jurídicos, a proliferação de novos cursos de direito e fiscalizar aqueles já existentes. Destaca que irá ampliar a ideia dos escritórios compartilhados, entre outros projetos.
Legado em Campo Largo
Ivo enfatiza que a atual gestão – em que ele era o presidente - priorizou uma OAB para o advogado e para a Sociedade, aonde no primeiro ano de gestão já idealizaram e realizaram junto com o Ministério Público e entidades do Município uma Audiência Pública sobre Segurança Pública.
A OAB Subseção Campo Largo registrou uma participação ativa junto ao Conduma, Comude e Conselho da Comunidade; inaugurou uma sala ampla e moderna no Fórum Cível de Campo Largo para atendimento aos advogados; e teve um importante marco que foi o Convênio com o Município de Campo Largo e Balsa Nova para ingresso de ações para pessoas carentes, bem como plantão para defesa das pessoas carentes junto ao convênio da Advocacia Dativa.
“Inauguramos a sede nova da Subseção e criamos o espaço de convivência dos advogados, onde disponibilizamos aos advogados e seus familiares um espaço totalmente equipado para confraternizações, aniversários, dentre outros”, destaca Ivo. Entre as ações, citou também as campanhas de Natal, de agasalhos para entidades carentes, e a participação e desenvolvimento da campanha Vote Consciente em parceria com a Acicla.