Sexta-feira às 18 de Julho de 2025 às 12:13:50
Geral

Campanha Hepatite Zero com 500 testes grátis neste sábado

Evento Proteja-se também terá vacinação contra Febre Amarela para a população de 9 meses a 59 anos e Hepatite B. Mais de 400 milhões de pessoas no mundo carregam os vírus das Hepatites B e C, m

Campanha Hepatite Zero com 500 testes grátis neste sábado



Mais de 400 milhões de pessoas no mundo carregam os vírus das Hepatites B e C, mas apenas 5% dos casos estão diagnosticados. Por isso, é tão importante a realização de exames que em Campo Largo acontecerá de forma gratuita para até 500 pessoas na Praça Getúlio Vargas, neste sábado (27) das 9h às 16 horas. A ação é promovida pelo Rotary Clube Campo Largo Centro, Rotary de Curitiba Imigrantes, Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo.
O mutirão será focado em testes rápidos de Hepatite B e C, para homens e mulheres com mais de 40 anos. Quando for positivo, o paciente será orientado por profissionais de Saúde. O objetivo do Rotary é “quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.”
A campanha agrega ao evento municipal Proteja-se, que faz parte das atividades do Julho Laranja, de combate às hepatites virais. Equipes da Secretaria de Saúde passarão orientações sobre as Hepatites Virais (Tipos, formas de contato, prevenção e tratamento), realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatites  (B e C) e aferição de Sinais Vitais (Pressão arterial) e glicemia capilar para pacientes diabéticos. Na oportunidade haverá vacinação contra Febre Amarela para a população de 9 meses a 59 anos e Hepatite B de acordo com a carteira vacinal.