Quinta-feira às 08 de Maio de 2025 às 04:31:04
Geral

Primeira turma de Técnico em Enfermagem do Cesf conclui o curso

Se formou no último sábado (08) a primeira turma do curso de Técnico de Enfermagem, do Colé­gio Estadual Sagrada Família (Cesf).

Primeira turma de Técnico em  Enfermagem do Cesf conclui o curso

Se formou no último sábado (08) a primeira turma do curso de Técnico de Enfermagem, do Colé­gio Estadual Sagrada Família (Cesf). A cerimônia de encerramento do curso aconteceu no Clube União Cam­polarguense, onde os 32 alunos receberam seu diploma. O curso foi um grande destaque no ano de 2017, quando a abertura das inscrições reuniu aproximadamente mil pesso­as, de onde foram selecionadas 40 pessoas para cursá-lo.

 

A diretora geral do Cesf, Irmã Lúcia Staron, conta que vê com grande alegria a formatura dos alunos, que deram o nome dela à turma na cerimônia de formatura. “Essa pri­meira turma nos desafiou muito, desde o processo seletivo, quando tivemos que analisar segundo os critérios defini­dos pela resolução que vem da Secretaria Estadual de Edu­cação. Tivemos contribuição de enfermeiros voluntários, destaco a Milena Balsanelli e o Giovani, que fizeram uma entrevista com todos os inscritos para então fazer uma se­leção. Essa foi muito bem feita, já que tivemos uma turma muito boa.”

 

Irmã Lúcia conta que todos passaram, não tiveram re­tenções ou problemas em serem aprovados, mas diz tam­bém que dos 40 que entraram, 32 se formaram pois muitos não conseguiram conciliar a rotina de estágio, com traba­lho e estudo, já que a resolução prevê que os alunos reali­zem estágios fora do horário de aula, em turno diferente, e de segunda a sexta-feira; então, alguns acabaram passan­do para instituições privadas e outros acabaram desistindo em definitivo.

Ao longo do curso, os alunos fizeram estágio no Hospi­tal São Lucas, este que foi realizado ainda no primeiro se­mestre, nas Unidades Básicas de Saúde, Centro Médico Hospitalar, Hospital Infantil Waldemar Monastier e Hospital do Centro. Além disso, os alunos passaram por estágios na Vigilância Sanitária e em Saúde Mental. “Eu acredito que nós cumprimos nosso objetivo que era formar alunos que estão prontos para entrar no mercado de trabalho. Tive uma satisfação muito grande no sábado, quando soube que dez alunos já estão contratados, por conta dos estágios, dos lo­cais onde passaram”, conta.

Turmas em formação:

Atualmente, estão em formação três turmas de 40 alu­nos – uma dessas turmas se forma em agosto deste ano – e em julho será aberta mais uma turma para o curso técnico, que deve abrir inscrições entre o final de maio e início de ju­nho, também com 40 vagas.