Quinta-feira às 17 de Julho de 2025 às 01:50:04
Geral

Empresários recebem apoio para reabertura do comércio

Tem sido muito polêmico quando se trata de fechamento ou abertura do comércio considerado não essencial. Na última sexta-feira (10), mais de 200 empresários participaram do Buzinaço promovido pela Acicla e co

Empresários recebem apoio para reabertura do comércio

 

Foto Studio Ivone

Tem sido muito polêmico quando se trata de fechamento ou abertura do comércio considerado não essencial. Na última sexta-feira (10), mais de 200 empresários participaram do Buzinaço promovido pela Acicla e com esse movimento receberam apoio de grande número de pessoas, que têm se manifestado a favor dos empresários que pedem a reabertura do comércio em Campo Largo.

Muitos leitores da Folha foram favoráveis à opinião da Acicla de que a solução para esta pandemia não seria fechar o comércio, já que mesmo com essas medidas o número de casos vem aumentando. Relatam que o fechamento do comércio tem trazido muitos prejuízos não só aos proprietários como também a inúmeras pessoas que estão perdendo seus empregos.

Até mesmo a divulgação, nesta segunda-feira (13), de que 142 novos casos de Coronavírus foram registrados na cidade fez com que os internautas opinassem que a culpa não é do comércio. “Eu quero trabalhar, quem são vocês pra dizer que sustentar minha família não é essencial, todos temos que trabalhar pra tudo girar. Estar é essencial? Liberação de campeonato paranaense, paulista, carioca é essencial?” – um dos comentários publicados, semelhante a outros que questionam o que é ou não essencial, sendo sua empresa sua única fonte de renda. “Na verdade o comércio tá fechado, mas por incrível que pareça o que mais gera movimento, aglomeração continua aberto. Ou fecha tudo ou não fecha nada, é injusto”, opina outra pessoa.

Também, em contrapartida, opiniões de que manter o comércio aberto certamente aumentaria ainda mais o número de casos. “Vai passar e com paciência e entendimento vamos superar! A hora agora é de nos cuidarmos e tomarmos as medidas de distanciamento e isolamento necessárias. Os prejuízos com o tempo poderemos recuperar”, declara uma leitora.

As opiniões são bem contraditórias, mas de qualquer forma o impacto tem sido sentido na Economia. A Folha está levantando, junto à Secretaria Municipal de Finanças, dados de como está a arrecadação na cidade, que reflete a situação econômica, como também com a Acicla sobre empresas que já fecharam nesta pandemia. Em breve uma matéria mais completa sobre o assunto.