Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 12:38:45
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

1º seminário de regramentos municipais reuniu 45 contadores do município

Evento aconteceu na última sexta-feira e contou com a integração de cinco Secretarias Municipais para os devidos esclarecimentos

1º seminário de regramentos municipais reuniu 45 contadores do município

Na manhã do dia 01 de julho, o auditório da Prefeitura de Campo Largo recebeu um evento com papel facilitador para 45 profissionais de contabilidade e áreas afins. Chamado de 1º Seminário de Regramentos Municipais, foi gratuito e promovido pela Sala do Empreendedor de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em conjunto com outras quatro Secretarias Municipais: Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Saúde e Fazenda. A oportunidade foi para receber instruções relativas à atuação de cada uma destas pastas, ampliando o entendimento entre os setores público e privado. 

João Ricardo Fracaro, agente de crédito da Sala do Empreendedor do município, acredita que “é preciso estar a par e, na medida do possível, descomplicar os trâmites burocráticos. Com essa ação buscamos trazer mais conhecimentos sobre os processos, detalhes que às vezes passam batidos e que podem barrar o andamento do negócio, às vezes sem necessidade. É muito bom poder contribuir muito com os profissionais e, consequentemente, com os negócios dos campo-larguenses. Nosso intuito é realizar mais seminários no segundo semestre”, afirmou.

Ele foi um dos palestrantes e, junto com Regis Cardoso, Eduardo Pozzato e Giovani Galiot (pasta Desenvolvimento Econômico e Turismo). Além deles, foram palestrantes Beatriz Machado (Desenvolvimento Urbano), Gabriele Ayme (Meio Ambiente), Jéssica de Lara e Eriksom Martins Alves (Saúde), e Maria Cristina de Brito (Fazenda). Todos abordaram assuntos como a consulta Prévia/Junta Comercial/JUCEPAR, exigências da Vigilância Sanitária, entre outras dicas, passo a passo, orientações e entendimento de trâmites na obtenção de alvará e licenciamentos. Também o cadastro no sistema Empresa Fácil - obrigatório desde 2018 - e como navegar nele para abertura, alteração e fechamento de empresas foi bastante explorado.

Para Amarildo Bonato, servidor municipal da área, a ocasião “ajudou a explicar algumas dificuldades em deferimentos e trouxe atualizações que sempre agregam. Foi bastante esclarecedor sobre o sistema também”. Já o contador Fabiano Portela Antunes disse que as explicações recebidas ao longo da manhã “ilustraram bem toda a demanda, esclareceram a parte de alvarás e também sobre as obrigações acessórias”. Quem também esteve presente e achou a oportunidade proveitosa foi o contador Valmir Lunardon, da Orplacon Contabilidade.